MotoGP: Bezzecchi é punido por colisão com Márquez na Indonésia
Comissários anunciam penalidade quase duas semanas após incidente com espanhol

O piloto da Aprilia, Marco Bezzecchi, terá que cumprir uma punição de duas voltas longas no GP da Austrália deste domingo, por causar uma colisão com o atual campeão da MotoGP, Marc Márquez, em Mandalika.
Bezzecchi havia largado mal da pole position no GP da Indonésia há duas semanas, o que o deixou na parte inferior do top 10 na primeira volta.
Ao tentar recuperar o terreno perdido, o italiano avaliou mal a frenagem e bateu na traseira da Ducati de Márquez na curva 7, mandando os dois pilotos para a brita.
Márquez foi diagnosticado com uma fratura no ombro direito após retornar à Espanha, onde foi submetido a uma cirurgia esta semana. Ele já foi descartado das etapas australiana e malaia enquanto continua sua recuperação.
O próprio Bezzecchi precisou ir a um hospital local para fazer exames, mas conseguiu escapar de ferimentos graves.
Com o piloto de 26 anos indisponível logo após a corrida na Indonésia, foi somente na quinta-feira, em Phillip Island, que os comissários tiveram a oportunidade de ouvi-lo.
Após analisar o incidente e ouvir Bezzecchi, concluiu-se que o piloto da Aprilia pilotou de "maneira irresponsável" e "causou perigo" aos seus rivais.
Considerando que esta foi a sua segunda infração na temporada, os comissários consideraram que uma penalidade de duas voltas longas seria apropriada para o incidente. Isso seria aplicado no GP de domingo, em vez da corrida sprint de sábado.
Bezzecchi já havia se envolvido em um acidente na primeira volta com Fabio Quartararo, da Yamaha, no GP da Argentina, no início da temporada de 2025, incidente pelo qual recebeu uma advertência.
Em Phillip Island, a área de penalidades está localizada na parte externa da curva 4.

Marc Marquez, Ducati Team
Photo by: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Declaração completa dos comissários
Em 5 de outubro de 2025, às 15:02:38, durante a corrida de MotoGP do GP Pertamina da Indonésia, na curva 8, você foi flagrado pilotando de forma irresponsável, causando um acidente envolvendo o piloto #93.
Isso contraria as instruções específicas dadas aos competidores e equipes de MotoGP e é considerado pilotagem irresponsável, causando perigo a outros competidores. Portanto, é uma violação do Artigo 1.21.2 do Regulamento do Campeonato Mundial de GP da FIM.
Sanção:
Pelos motivos acima, o Painel de Comissários de MotoGP da FIM impôs uma Penalidade de duas Voltas Longas. A penalidade será cumprida pelo piloto na próxima corrida de GP do Campeonato* (de acordo com os artigos 3.2.1 e 3.3.2.3 do Regulamento do Campeonato Mundial de GP da FIM).
Explicação da penalidade
Seguindo os Protocolos de Penalidade emitidos para as equipes, esta ação foi considerada um incidente do Tipo MGP-CC5: Início da Corrida / Volta Inicial. Ações que criam uma situação perigosa para vários pilotos e/ou causam um acidente. Como segunda infração na temporada, a penalidade apropriada neste caso é uma penalidade de duas voltas longas.
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.