MotoGP: Bezzecchi nunca pensou que vitória fosse possível depois de punição
Piloto sofreu punição antes de fim de semana em Phillip Island, o que o fez aceitar que vitória não seria possível na Austrália

As expectativas eram altas para Bezzecchi, devido ao ritmo impressionante que ele havia demonstrado na Indonésia e na Austrália. O astro da Aprilia MotoGP, Marco Bezzecchi, diz que nunca acreditou na narrativa de que poderia vencer o GP da Austrália após receber duas punições na quinta-feira.
Bezzecchi foi penalizado no início do fim de semana pelos comissários de pista por causar uma colisão com Marc Marquez, da Ducati, na Indonésia.
Mas o piloto da Aprilia mostrou um ritmo rápido desde o treino de abertura e conquistou a pole position por três décimos, antes de dominar a corrida de sprint de sábado para afirmar sua posição como o piloto mais rápido da categoria.
Isso levou muitas pessoas no paddock, incluindo alguns de seus rivais, a sugerir que ele poderia superar as penalidades de volta longa, conquistando uma vitória "de virada" no domingo.
O italiano mostrou um ritmo forte no GP da Austrália para terminar em terceiro, atrás de Raul Fernandez e Fabio di Giannantonio, da VR46, mas disse que entrou na corrida acreditando que até mesmo um pódio estava fora de seu alcance.
"Foi bom", disse. "Foi muito difícil porque, sinceramente, nunca pensei na vitória. Só os jornalistas pensaram nisso, mas eu não esperava nem mesmo um pódio", disse o P3 do GP da Austrália.
"Quando a corrida estava acontecendo, tentei o meu melhor para estar longe no momento em que fiz a primeira volta longa, para não terminar dentro do pelotão. E minha estratégia, felizmente, funcionou bem. Para ser totalmente honesto, foi a estratégia da minha equipe, não minha".
"Depois da segunda volta longa, felizmente, eu estava apenas em sexto lugar. Portanto, melhor do que eu esperava.
"Mas, depois de tanto esforço no início, eu não podia estressar mais os pneus. Caso contrário, eu estaria morto nas últimas voltas."
"Fiquei muito feliz quando lutei com Pedro [Acosta]. Achei que o quarto lugar era o máximo. É muito difícil ultrapassá-lo. Então eu disse: 'OK, é isso aí. Vamos tentar escapar dele e garantir esse quarto lugar".
"Mas depois vi que Alex [Marquez] também estava sendo alcançado por mim. Então, eu disse: 'OK, vamos continuar pressionando'. E pelo menos eu tentei."

Marco Bezzecchi, Aprilia Racing
Foto de: Martin Keep / AFP via Getty Images
Bezzecchi assumiu a liderança no início da corrida, partindo do segundo lugar no grid, e rapidamente criou uma diferença de mais de um segundo sobre Fernandez.
Depois de cumprir sua primeira penalidade, ele caiu para terceiro, atrás de Fernandez e Acosta, mas a segunda volta longa o deixou em sexto lugar.
Inicialmente, ele esperou um pouco atrás de Quartararo, mas depois o ultrapassou, ultrapassou Acosta e, por fim, Márquez a duas voltas do fim para conquistar o terceiro lugar.
Bezzecchi admitiu que teve de ser cauteloso ao passar pela longa volta na Curva 4 para garantir que não ficasse fora da pista e sofresse outra penalidade.
"Na segunda volta longa, dei o meu melhor como na primeira, então não sei se foi mais lento ou não", disse ele.
"Eu queria ser rápido, é claro, mas também não queria correr o risco de tocar na relargada e fazer a volta longa novamente. Então, mantive [uma margem de] alguns décimos em vez de perder mais dois segundos. "
"Depois, tentei me controlar. Antes de mais nada, eu tinha que fazer o pneu respirar um pouco, então não foi uma decisão de diminuir a velocidade; era o que eu tinha que fazer.
"Mas depois, quando percebi que não estava perdendo tempo gerenciando [os pneus], eu disse: 'ok, vamos tentar ser pacientes e, se for possível no final, vamos tentar estar mais perto'. E então eu tentei."
Bezzecchi não quis se pronunciar quando lhe perguntaram se ele teria repetido sua vitória no sprint se não tivesse nenhuma penalidade a cumprir no domingo.
"É impossível dizer, porque no final eu fiz a corrida com duas voltas longas, é claro", disse ele.
"Não sei, porque Raul foi muito bem neste fim de semana e eu também me senti bem com a moto. Toda a fábrica da Aprilia está trabalhando de uma maneira incrível. Então, vamos dizer que está tudo bem assim."
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.