MotoGP: Chefe da Aprilia mira título de 2026 após boa fase
Massimo Rivola diz que objetivo do time para o ano que vem é desafiar Ducati e coloca Marco Bezzechi como forte candidato ao campeonato

Raul Fernandez, Trackhouse Racing, Marco Bezzecchi, Aprilia Racing
Foto de: Aprilia Racing
Após fortes desempenhos na Austrália e na Indonésia, com vitórias de Raul Fernández e Marco Bezzechi, a Aprilia começa a se firmar como uma verdadeira candidata ao título da MotoGP para o próximo ano.
A equipe italiana está determinada a desafiar a dominância do time de Marc Márquez, com o chefe de automobilismo Massimo Rivola afirmando que lutar pelo título de 2026 deve ser o principal objetivo do time.
A Aprilia foi a única fabricante a impedir a Ducati de conquistar todas as vitórias da temporada de 2024, e elevou seu desempenho este ano para se tornar uma concorrente constante nas primeiras posições.
Na Austrália, a equipe dominou o fim de semana do início ao fim, com Fernández conquistando uma vitória memorável — a primeira da carreira — pela Trackhouse, e o piloto da equipe de fábrica, Marco Bezzecchi, terminando em terceiro lugar, mesmo após cumprir duas penalidades de volta longa.
A RS-GP também foi o destaque na rodada anterior, na Indonésia, com Bezzecchi conquistando a pole com quatro décimos de vantagem e liderando uma dobradinha da Aprilia na corrida sprint.
Desde a temporada de 2022 a Ducati não enfrentava uma oposição tão consistente à sua hegemonia na MotoGP, com a Aprilia já acumulando duas vitórias em GPs e três vitórias em sprints neste ano.
Quando questionado se a Aprilia está pronta para disputar o título no próximo ano e enfrentar Márquez e a Ducati, Rivola respondeu: "Acho que esse é o nosso objetivo. Deve ser o nosso objetivo. Não podemos esconder que não estamos satisfeitos em vencer apenas uma ou duas corridas na temporada. Temos o potencial e tudo para vencer, para lutar pela vitória. Temos os pilotos e teremos o Jorge [Martín] de volta. Precisamos de uma pré-temporada adequada. Jorge precisa disso. Obviamente, Marco começará a temporada com mais bagagem, então isso será uma grande experiência para ele, mas Jorge precisa aprender a ter paciência e a trabalhar nisso".
“Mas também é bom contar com uma equipe satélite forte [Trackhouse]. Estou muito feliz que o Raul está lá agora e também bastante confiante de que o Ai Ogura virá, porque sempre vemos progresso dele de sexta a domingo, que é sempre o dia em que ele é mais rápido", continuou. “Então, no próximo ano, a Aprilia pode ser forte. Obviamente, não sabemos onde estarão os outros, mas de acordo com o que estamos fazendo e a forma como estamos trabalhando, acho que estaremos no jogo".
A Aprilia reformulou completamente sua formação de pilotos em 2025, contratando o campeão do ano passado, Jorge Martín, e Marco Bezzecchi, ambos vindos da estrutura satélite da Ducati.
Embora o espanhol tenha ficado em grande parte afastado neste ano por lesões, Bezzecchi se estabeleceu como presença constante na frente do pelotão, com o pódio na Austrália ajudando-o a ultrapassar Francesco Bagnaia, do time de fábrica da Ducati, e alcançar o terceiro lugar no campeonato.
Rivola disse estar impressionado tanto com a velocidade de Bezzecchi quanto com sua capacidade de se recuperar de dificuldades nesta temporada, o apoiando como candidato ao título em 2026: “Ele é, com certeza, o piloto mais rápido do grid [no momento]. Pelo menos a combinação Aprilia e piloto”, disse à imprensa em Phillip Island.
“A velocidade do Marco sempre esteve lá. Há sinais claros disso quando você vai a uma pista nova, como na Indonésia [onde] ele venceu [a sprint]. Em todas as pistas rápidas, como Assen e Argentina, ele sempre esteve presente. No começo da temporada, vimos que ele era muito rápido e o teste na Tailândia foi realmente impressionante para nós", disse.
“Depois fomos para a Argentina. Quando você muda de moto, precisa de um tempo para construir confiança com o desempenho, especialmente em volta rápida, quando precisa extrair o máximo. Lembro de Jerez, de Le Mans — vimos a recuperação que ele fez. Vimos que a velocidade estava lá, era apenas uma questão de juntar todas as peças. Então, acho que ele será um candidato ao título [no próximo ano]", concluiu.
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.