MotoGP - Crise da KTM: Credores reivindicam valor de R$13 bilhões

Produção em Mattighofen será acelerada novamente em meados de março

Insolvência da KTM: credores apresentam reivindicações no valor total de 2,2 bilhões de euros

Foto de: KTM - H. Peuker

No decorrer do processo de crise da KTM AG, montadora austríca que está presente no grid da MotoGP, e de duas subsidiárias, a audiência de exame ocorreu na sexta-feira no Tribunal Regional de Ried im Innkreis (Alta Áustria). Os credores registraram reivindicações que totalizam cerca de 2,2 bilhões de euros (R$13 bilhões).

Leia também:

O status atual das reivindicações registradas é anunciado na audiência de verificação. O administrador da insolvência Peter Vogl apresentou seu terceiro relatório. O devedor da insolvência também deve apresentar uma declaração de todos os créditos registrados.

Eles são reconhecidos ou contestados. Com relação à KTM AG, foram registradas 3.534 reivindicações. Elas estão divididas em 2.347 solicitações de funcionários e 1.187 solicitações de outros credores.

As reivindicações contra a KTM AG totalizam 2,18 bilhões de euros. Desses, 1,66 bilhão foram reconhecidos até o momento. Na KTM Components GmbH, há 739 registros por pouco menos de 81 milhões de euros. Foram reconhecidos 48,8 milhões de euros.

Na KTM Forschungs- und Entwicklungs GmbH, há 1.162 registros, totalizando pouco menos de 112 milhões de euros, dos quais 41,4 milhões foram reconhecidos. A Alpenländische Kreditorenverband (AKV) lista esses números em seu relatório.

A maioria das dívidas foi acumulada em vários bancos. De acordo com o relatório do administrador da insolvência, os credores financeiros representam cerca de 1,7 bilhão de euros. Devido à sua pressão, houve também uma mudança de pessoal no topo da empresa.

Na noite anterior à audiência judicial, a Pierer Mobility AG anunciou que Stefan Pierer deixaria o cargo de CEO e Gottfried Neumeister seria o novo chefe. Pierer permanecerá na diretoria como co-CEO. Também foi relatado que há vários investidores interessados.

23 investidores em potencial

Conforme relatado, o Citigroup Global Markets AG foi encarregado de encontrar novos investidores. Um total de 23 investidores em potencial está participando desse processo. Diz-se que são investidores estratégicos, por um lado, e investidores financeiros, por outro.

Karl-Heinz Götze, diretor da Kreditschutzverband von 1870 (KSV1870), comentou em um comunicado à imprensa: "Do ponto de vista dos credores, faz sentido do ponto de vista econômico que os investidores entrem no mercado e que a empresa continue como uma empresa em funcionamento".

Gottfried Neumeister

Gottfried Neumeister é o novo CEO da Pierer Mobility AG e da KTM AG

Foto: KTM

"Se a empresa fosse fechada e desmembrada pelo tribunal de insolvência, os credores receberiam uma cota significativamente menor. No caso de fechamento, um número significativamente maior de empregos seria perdido, o que teria um enorme impacto negativo em toda a região".

A KTM está buscando uma cota de reestruturação de 30%, que deverá ser paga em dois anos. Na reunião de auditoria de hoje, os investidores em potencial enviaram sinais positivos em relação a essa cota de 30%.

A produção será acelerada novamente a partir de 17 de março

As linhas de produção em Mattighofen foram interrompidas em meados de dezembro. Atualmente, há planos para reiniciar a produção gradualmente a partir de 17 de março. O número de funcionários tem sido continuamente reduzido.

Todo o Grupo KTM tinha cerca de 6 mil funcionários no final de 2023. Atualmente, ainda há cerca de 4.400. 2.500 pessoas estavam empregadas na KTM AG no início do processo de insolvência. Atualmente, cerca de 2 mil vínculos empregatícios ainda estão em vigor. Não há mais demissões planejadas.

KTM Produktionalinie

A produção em Mattighofen está paralisada desde meados de dezembro

Foto: KTM

A data decisiva no processo de insolvência da KTM AG e de duas subsidiárias será 25 de fevereiro. É nessa data que os credores com seus créditos registrados e reconhecidos negociarão o plano de reestruturação proposto com uma cota de 30%.

A contribuição financeira dos potenciais investidores deve possibilitar o cumprimento dessa cota legalmente prevista. Isso significa que os credores receberão pelo menos 30% de suas reivindicações registradas, mas possivelmente mais.

MÁRQUEZ apresentado na DUCATI com PECCO, MARTÍN usará #1, como ser PILOTO e + : PÓDIO CAST RESPONDE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MÁRQUEZ apresentado na DUCATI com PECCO, MARTÍN usará #1, como ser PILOTO e + : PÓDIO CAST RESPONDE

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gerald Dirnbeck
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Ducati: Será "muito fácil" gerenciar Bagnaia e Márquez na mesma equipe
Próximo artigo MotoGP: Marc Márquez defende que será "valorizado" igualmente na Ducati

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros