MotoGP deve proibir participações extras em 2020, inviabilizando volta de Lorenzo ao grid
A Dorna Sports deve anunciar essa semana que participações extras serão proibidas esse ano; Lorenzo estava confirmado para o GP da Catalunha

A temporada 2020 da MotoGP deve começar em 19 de julho, com o GP da Espanha em Jerez e, devido à pandemia da Covid-19, a Dorna Sports implementou diversas medidas de segurança para reduzir o risco de contaminação com o vírus, o que inviabiliza um retorno esperado às pistas.
Uma das medidas tomadas é a redução do número de pessoas de cada equipe no paddock. Isso significa que o chamado sistema de wildcard (participações especiais, extras) não será válido para as três classes esse ano, segundo apurado pelo Motorsport.com.
Leia também:
Toda equipe da MotoGP tem a possibilidade de colocar no grid três participações especiais por temporada, sendo que uma delas é geralmente dada ao piloto de testes. Equipes de concessão como a KTM e a Aprilia podem alinhar até seis participações especiais por ano.
Em março, a Yamaha anunciou que o tricampeão Jorge Lorenzo seria um convidado no GP da Catalunha, em Barcelona, uma das provas que foram adiadas. O espanhol assumiu a vaga de piloto de testes da Yamaha após sua aposentadoria do esporte em 2019
Yamaha esperava que Lorenzo poderia participar do GP quando ele fosse remarcado mas, devido à decisão, o espanhol deverá esperar até a temporada de 2021.
O Motorsport.com apurou que a Dorna fará o anúncio oficial essa semana. A decisão foi aprovada por todas as montadoras da categoria, que estão sob pressão para reduzir drasticamente suas equipes que viajam para as corridas.
Em uma entrevista na semana passada, o CEO da Suzuki, Davide Brivio concordou com a proibição das participações extras, afirmando que a decisão é sensata.
"É um assunto que precisamos discutir", afirmou o italiano. "Se a intenção é ter o mínimo de pessoas possível no paddock, acho que não faz sentido termos wildcards. Isso significaria ter pelo menos oito a dez pessoas a mais".
Além de Lorenzo, outras participações que estavam confirmadas incluíram Michele Pirro pela Ducati, que correria em três provas, e os pilotos de teste da Honda, Stefan Bradl, e da Suzuki, Sylvain Guintoli.
GALERIA: Relembre as vitórias de Jorge Lorenzo na MotoGP















































VÍDEO: Christian Fittipaldi relembra batida com companheiro: "Meu respeito por ele é zero"
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1: Browning assume vaga de Sainz no primeiro treino livre do GP do México; veja quem é

F1: Como as simulações de corrida da Cadillac a preparam para estreia em 2026

F1: Chefe da Cadillac revela mais detalhes sobre preparação para 2026
Últimas notícias

Quem é Diogo Moreira, piloto que faz história ao encerrar jejum brasileiro na MotoGP

F1: "Bortoleto tem feito um trabalho bastante impressionante", afirma Hakkinen

Anúncio de Diogo Moreira fecha grid da MotoGP 2026; veja equipes e pilotos

VÍDEO: Bonner alfineta Band sobre retorno da F1 à Globo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.