MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
Equipe médica do espanhol optou por um plano de recuperação conservador, evitando novas cirurgias

A Ducati confirmou nesta segunda-feira (06) que Marc Márquez não estará presente nos GPs da Austrália e da Malásia de MotoGP, preferindo focar na recuperação após o forte acidente sofrido na primeira volta da corrida principal de Mandalika, no domingo.
Ainda na primeira volta do GP da Indonésia, Márquez foi atingido por trás por Marco Bezzecchi, que buscava se recuperar após uma largada ruim. Ao cair no chão, o espanhol foi arremessado pela caixa de brita, desnivelada, e levantou sozinho, mas aparentando estar com dores.
Márquez foi levado imediatamente para o centro médico do circuito, onde havia sido constatada uma fratura na clavícula direita, enquanto o espanhol revelou em entrevista à DAZN no final da corrida que haviam evidências de rompimento dos ligamentos na região. Por isso, o piloto da Ducati voltou à Madri imediatamente, passando por uma avaliação mais completa por sua equipe médica.
Em um comunicado divulgado pela Ducati e a MotoGP nesta segunda-feira, foi confirmada uma fratura na base do processo coracoide (estrutura óssea em forma de gancho, localizada na parte superior e anterior da escápula) e uma lesão ligamentar no ombro direito.
Márquez passou por um exame clínico e avaliação radiológica, que descartou qualquer conexão com suas lesões anteriores e a ausência de "deslocamento ósseo significativo". Por isso, o time médico do espanhol optou por um plano de tratamento conservador, focado em descanso e imobilização até a sua cura total, evitando a realização de uma cirurgia.
Com isso, a Ducati já confirmou que Márquez não disputará os GPs da Austrália e da Malásia, podendo retornar a partir da etapa de Portugal, no fim de outubro. A marca italiana ainda não confirmou seus planos, mas deve escalar o piloto de testes Michele Pirro para ocupar a vaga do heptacampeão.
"Felizmente, a lesão não é séria, mas é importante respeitar o processo de recuperação", afirmou Márquez. "Meu objetivo é de voltar antes do fim da temporada, mas sem correr com as coisas, indo contra a recomendação médica. Meus objetivos pessoais e da equipe foram atingidos, então agora a prioridade é recuperar e retornar 100%".
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.