MotoGP: Ducati considera Bulega como substituto de Marc Márquez em Portugal
Piloto italiano disputa o título do Mundial de Superbike neste fim de semana contra o turco Toprak Razgatlıoğlu

Com uma possibilidade cada vez maior de Marc Márquez perder também o GP de Portugal daqui a três semanas, a Ducati considera ter seu piloto do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK), Nicolò Bulega, na vaga do heptacampeão da MotoGP, o que marcaria a estreia do italiano na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Bulega assinou um contrato de duas temporadas com a Ducati em maio deste ano como piloto do WSBK e testador da MotoGP, aproveitando sua experiência com os pneus Pirelli, que serão introduzidos na classe rainha em 2027.
Com a temporada do WSBK terminando neste fim de semana em Jerez, onde tudo indica que o título ficará com o rival de Bulega, Toprak Razgatlioglu, Bulega não terá nenhum compromisso em novembro. Diante dessa situação, e com o médico da MotoGP, Ángel Charte afirmando que seria "muito difícil" ver Márquez de volta em Portugal, as especulações sobre a possibilidade de Bulega se tornar uma opção alternativa para a Ducati se intensificaram.
Em entrevista ao DAZN, o chefe de equipe da Ducati, Davide Tardozzi, disse na sexta-feira que o multicampeão quase certamente não estará em Portimão e que "gostaríamos que ele estivesse em Valência, na última corrida do ano, mas ele precisa primeiro passar por um exame médico antes de determinarmos se isso é uma possibilidade. Se ele não puder estar lá, tudo bem".
Isso implica que a Ducati está ciente da possibilidade de Márquez não retornar a uma moto da categoria até o teste de Sepang em fevereiro de 2026.

Marc Marquez, equipe Ducati
Foto de: Robertus Pudyanto / Getty Images
Com relação aos rumores sobre Bulega substituir Márquez em Portimao, Tardozzi admitiu que "é uma possibilidade. O italiano está em Jerez neste fim de semana lutando pelo título do WSBK; ele não deve se distrair desse objetivo. Depois disso, estudaremos a possibilidade de ele fazer sua estreia na MotoGP em Portimão.
Tardozzi se recusou a comentar se a Ducati organizará um dia de testes para Bulega antes dessa possível estreia, pois também não está claro se isso seria obrigatório. "Seria útil, vamos avaliar isso após o fim de semana de Jerez", disse ele.
Márquez sofreu uma fratura no ombro direito ao ser derrubado por Marco Bezzecchi, da Aprilia, na primeira volta do GP da Indonésia. Ele voou de volta para a Espanha após a corrida e, desde então, foi submetido a uma operação no ombro quebrado.
A Ducati já anunciou que Márquez não participa da rodada dupla Austrália-Malásia para se recuperar da lesão. Seu piloto de testes , Michele Pirro, só foi confirmado para o GP da Austrália deste fim de semana, e acredita-se que ele também estará a bordo da moto na Malásia nos dias 25 e 26 de outubro.
MÁRQUEZ FAZ CIRURGIA, GP da Austrália, DIOGO MOREIRA x González, NOVA POLÊMICA da Liberty! WSBK e R3
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.