MotoGP: Ducati vive dilema após vitória de Bastianini no GP da Grã-Bretanha
Será que o brilhante fim de semana de Enea Bastianini no GP da Grã-Bretanha pode fazer com que a Ducati se arrependa da decisão de dispensá-lo?
Enea Bastianini, atualmente na Ducati, conquistou o máximo de 37 pontos em um fim de semana, após vencer a corrida principal e a sprint no GP da Grã Bretanha da MotoGP. No entanto, para a temporada de 2025, o piloto italiano não irá continuar na equipe, substituído pelo hexacampeão Marc Márquez. Será que a disputa de Bastianini pelo título de 2024 gera arrependimento na construtora americana?
Com o anúncio da contratação de Márquez para 2025, uma perspectiva tentadora despertou o interesse dos fãs do automobilismo em todo o mundo. Quem não embarcaria na empolgação de ver um dos maiores pilotos de MotoGP de todos os tempos se juntar à icônica equipe para conquistar o sétimo título mundial da categoria rainha?
Seria uma das maiores reviravoltas esportivas, considerando as lesões de Márquez, suas batalhas contra a diplopia (problema de visão que duplica as imagens percebidas), o tempo em que ficou de fora e uma compreensível perda de forma.
No entanto, para abrir caminho para a tão esperada chegada de Márquez, a Ducati foi forçada a recusar Jorge Martin, apesar de inicialmente tê-lo preferido como parceiro de Francesco Bagnaia, com o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, admitindo anteriormente que sua decisão não foi universalmente apoiada devido à popularidade de Martin e o foco estava todo na recusa.
Com a conquista de pontos de Bastianini, ele ficou a 49 pontos de Martin, que voltou ao topo da classificação devido ao seu segundo lugar.
Jorge Martin, Pramac Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
É possível argumentar que a Ducati tinha um bom problema a enfrentar, considerando o talento à sua disposição. E é justo supor que, se fosse qualquer outro piloto que não fosse Márquez, as coisas seriam diferentes.
Mas como a disputa pelo título está aberta, a Ducati não pode mais ter a certeza de que terá o atual campeão em 2025, com Martin e Bastianini agora na disputa pelo título contra o atual campeão Bagnaia. Tendo sido recusado pela Ducati, Martin concordou em mudar para a Aprilia, enquanto Bastianini se juntará à Tech3 KTM depois de apenas duas temporadas com a equipe de fábrica da Ducati.
No entanto, quando perguntado pelo Motorsport.com se a Ducati cometeu um erro ao dispensá-lo - e ressaltando que seu desempenho tem sido impressionante desde que foi dispensado - Bastianini explicou que está apenas voltando ao ritmo da Ducati.
Ele se ausentou das cinco primeiras etapas de 2023 devido a uma lesão e também ficou de fora das corridas em Misano, na Índia e no Japão devido a outras lesões e sente que não teve a chance de mostrar todo o seu potencial.
Ele disse: "Não entendi a decisão da Ducati porque eles perderam pilotos como eu e Jorge, mas respeito a decisão".
Enea Bastianini, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"No ano passado, perdi muitas corridas. Venci na Malásia, mas minha condição física não era boa. Este ano está melhor do que quando comecei com a moto #24, e meus resultados estão melhorando a cada corrida. Tentei resolver alguns problemas porque na primeira metade do campeonato eu não estava confiante e agora estou confiante".
"Tenho a oportunidade de fazer um ótimo campeonato este ano, e no próximo, vamos ver. Eu não estarei com a Ducati, mas é assim", concluiu Bastianini. O tempo, é claro, dirá se a aposta da Ducati em contratar Márquez vale a pena no cenário dos sonhos que ela prevê, em vez de se arrepender das possibilidades que deixou passar.
MARTÍN retoma LIDERANÇA da MOTOGP! Final do BRASILEIRO DE MOTOCROSS e Yamaha na F-E com DI GRASSI
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST traz tudo sobre a final do Brasileiro de Motocross e a MotoGP em Silverstone
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.