MotoGP - Espargaró sobre Martín x Aprilia: "Vocês não entenderão até que Jorge dê sua versão da história"
Ex-piloto da Aprilia está feliz com a vitória da antiga equipe, mas faz alerta sobre a disputa entre o campeão de 2024 e a marca italiana

Aleix Espargaró venceu em Silverstone em 2023 com a Aprilia e, no ano passado, estabeleceu o recorde da pista com a pole position. O agora piloto de testes da Honda ficou muito feliz com a vitória de sua antiga equipe, mas comentou a crise entre Jorge Martín, campeão de 2024 da MotoGP, e a marca italiana.
Todo mundo sabe que Martín assinou com a Aprilia no ano passado porque Espargaró o recomendou fortemente, uma situação que se tornou absolutamente bizarra com a intenção do campeão do ano passado de deixar a marca quando ele ainda nem sequer chegou lá.
Como o "ex-capitão" da marca, Aleix ficou muito feliz com a grande vitória de Marco Bezzecchi. "Sim, muito feliz, estou muito feliz pela Aprilia. Agora mesmo eles estavam sofrendo, e tanto eles quanto Marco, também com a lesão de Jorge... E estou muito feliz. Essa pista tinha que ser adequada para eles, essa moto é incrível de pilotar e Marco fez uma ótima corrida", explicou.
"Falei com Marco e ele me disse: 'É brutal como essa moto anda aqui, que divertido'. Foi uma ótima corrida hoje. Embora, para mim, Fabio Quartararo merecesse vencer, honestamente. Mas estou muito feliz por toda a equipe Aprilia", disse o agora piloto da Honda.
Aleix participou da etapa de Silverstone como wild card, seu segundo da temporada, mas não conseguiu terminar a quarta volta.
Como amigo de Martín, muitos acreditam que Aleix sugeriu a ele que fosse para a Honda, o que ele nega totalmente. Ainda menos agora, com a vitória da Aprilia, que certamente questiona o argumento de Martín e sua saída da Aprilia. "Sim, mas isso já era sabido. Ninguém no paddock que entende de motos acha que a Aprilia é uma moto ruim. Todo mundo sabe que é uma moto muito competitiva".

Aleix Espargaró, Honda HRC
Foto de: Adrian Dennis / AFP via Getty Images
"E se você der essa moto a um campeão mundial, ela terá resultados. Não há fracasso. É como aqueles que duvidaram que Marc Márquez venceria com a melhor motocicleta do mundo. É rei, cavalo e sota [É simples]. É uma pena não ver Jorge com essa moto agora aqui", acrescentou.
A situação entre a Aprilia e Martín está muito complicada, e ainda mais depois das palavras de Massimo Rivola após a vitória, o que leva a crer que há um mau acordo.
"Jorge já sabe que com essa moto ele pode ser rápido. Este ano, assisti a muitas corridas com ele, repetições do ano passado, preparação para o wildcard em Jerez, Silverstone... e ele me disse: 'Nossa, como você estava se saindo aqui, como essa moto estava se saindo'. E é claro que eu me sairia bem, porque a moto é muito competitiva e o Jorge é muito bom. Nesse sentido, não há dúvida: Jorge e a Aprilia seriam rápidos".
Essas palavras nos levam a perguntar o que, na realidade, tem mantido Martín e a fabricante italiana separados.
"Não, obviamente não vou lhe dizer. Você não pode entender até que Jorge dê sua versão. E a partir daí, todos devem fazer seu trabalho, ter empatia, colocar-se no lugar dele, no lugar da Aprilia, e tirar suas próprias conclusões".
"Jorge é muito claro sobre por que tomou essa decisão, ele sofreu muito no hospital e, a partir daí, todos devem fazer seu próprio julgamento. Mas até que você ouça a versão dele, é difícil julgar", concluiu.

Franco Morbidelli, VR46 Racing Team, Aleix Espargaró, Honda HRC
Foto de: Adrian Dennis / AFP via Getty Images
VITÓRIA de BEZZECCHI vira PESADELO para MARTÍN? O ABANDONO de QUARTARARO em SILVERSTONE, BRMX e +
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
PÓDIO CAST analisa INSANO GP do REINO UNIDO de MOTOGP, com VITÓRIA de BEZZECCHI e ABANDONO de QUARTARARO
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.