MotoGP: Espargaró volta como wildcard da Honda em Silverstone
Espanhol continuará testando em condições de corrida no GP da Grã-Bretanha, enquanto a Honda procura resolver o problema de vibração da moto

A Honda terá na pista um piloto wildcard pela terceira vez consecutiva em um fim de semana de MotoGP, quando Aleix Espargaró participar do GP da Grã-Bretanha no final deste mês.
A marca japonesa tem aproveitado a oportunidade de wildcards desde que a categoria voltou à Europa no mês passado. Espargaró pilotou sua "moto de desenvolvimento" no GP da Espanha antes de cedê-la a Takaaki Nakagami para o GP da França deste fim de semana.
Agora, os fãs britânicos podem esperar para ver o piloto de 35 anos nas pistas de Silverstone, onde a terceira RC213V voltará para as mãos do espanhol.
Espargaró tornou-se piloto de testes da Honda após sua aposentadoria das corridas em tempo integral no final de 2024, quando era piloto de fábrica da Aprilia.
Falando após a corrida sprint em Jerez, na qual terminou em 18º lugar, Espargaró confirmou que ainda havia muito a ser feito. Ele apontou, em particular, um problema de vibração que só aparece em condições de corrida.
"Ela só aparece quando você está levando a moto ao limite e mal é vista em um teste, quando você está a dois segundos ou um segundo e meio do ritmo [de corrida]", disse o espanhol, que terminou a corrida de domingo em Jerez em 14º.

Aleix Espargaro, Honda HRC
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
"A vibração é um grande problema. Em todas as outras áreas, a motocicleta funciona bem, mas temos que entender como resolver esse problema antes de mais corridas. Não se trata de entrega de potência, mas sim de quando você entra na curva".
"Na minha opinião, o problema vem da inércia do motor, mas para [confirmar] isso temos que fazer vários testes que os pilotos oficiais não podem fazer, mas eu posso. Já falei com [o diretor técnico] Romano Albesiano - tenho muitas ideias para diferentes testes para entender de onde vem o problema".
A Honda não participará do teste privado da próxima semana em Misano, onde a Yamaha alugou a pista para continuar desenvolvendo o M1 2025 e o motor V4.
Os dois fabricantes japoneses se beneficiam do sistema de concessões de acordo com os regulamentos atuais. Ele permite que os times da 'divisão D' tenham maior liberdade para testar e desenvolver suas motos.
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.