MotoGP: GP da Índia se encaminha para sair do calendário de 2025

Índia está perto de perder um lugar no calendário da MotoGP de 2025, segundo apuração do Motorsport.com

Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

As chances da Índia de retornar ao calendário da MotoGP em 2025 estão diminuindo, segundo apuração do Motorsport.com, antes da revelação oficial do calendário do próximo ano. A corrida no circuito de Buddh, nos arredores de Delhi, fez sua estreia no campeonato em 2023, mas não aconteceu nesta temporada, apesar de constar na programação original.

Em um anúncio um tanto estranho, tanto a Dorna, empresa proprietária da categoria rainha, quanto a Fairstreet Sports, promotora local, anunciaram o cancelamento do evento, originalmente programado para setembro, devido às condições climáticas.

Leia também:

A declaração não mencionou explicitamente a suspensão, mas sim um adiamento para 2025. "A FIM, a IRTA e a Dorna Sports anunciam que o GP da Índia não será realizado em 2024, com a MotoGP adiando seu retorno ao país para o início de 2025 devido a considerações operacionais", disse a MotoGP em um comunicado em maio.

"Seguindo o conselho do governo de Uttar Pradesh, enquanto o estado continua seu compromisso de longo prazo com o MotoGP, o esporte retornará ao Circuito Internacional de Buddh em março de 2025, quando se espera que as condições climáticas sejam ideais para espectadores e pilotos".

Dois meses depois disso, a Dorna anunciou a assinatura de um novo acordo com a Invest UP, uma agência de investimentos do governo de Uttar Pradesh, o coração econômico do qual Buddh depende.

Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing

Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O contrato de três anos, que vai até 2027, deixou de lado Fairstreet, o promotor anterior. No entanto, a apuração do Motorsport.com afirma que é improvável que o GP da Índia seja realizado em 2025, pois as autoridades locais não encontraram o apoio financeiro para organizar o evento.

A essa altura do ano, e com a urgência de tornar o calendário público, parece cada vez mais improvável que se chegue a um acordo.

Com as datas que já foram confirmadas, a temporada de 2025 começará na Tailândia no primeiro fim de semana de março, antes de uma pausa de duas semanas sem corridas antes de uma rodada esperada na Argentina em 16 de março, seguida por Austin em 30 de março para encerrar a turnê no continente americano.

O campeonato seguirá para a Europa do final de abril (Jerez) até meados de setembro (San Marino), antes de embarcar em uma turnê asiática que deve consistir em duas rodadas duplas, antes de retornar à Europa.

A temporada terminará em Valência, em meados de novembro, uma semana depois de Portimão, que foi inicialmente planejada como substituta e que finalmente será incluída no calendário.

BASTIANINI devia ser PUNIDO por lance com MARTÍN? Pecco VACILA e CULPA PNEU em Misano! Pré-Indonésia

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastianini devia ser punido por lance com Martín? Pecco vacila e culpa pneus em Misano

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Espargaró critica decisão de comissários sobre incidente entre Martín e Bastianini
Próximo artigo MotoGP - Bagnaia critica problemas com pneus Michelin: "Deixa o campeonato desequilibrado no momento"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil