MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana
Fabricante japonesa acelera seu desenvolvimento para 2027 com primeiro teste na pista de Sepang, na Malásia
A Honda testará seu protótipo de MotoGP de 2027 pela primeira vez no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia, nesta semana, na tentativa de se tornar uma força dominante no Campeonato Mundial mais uma vez.
Após a KTM se tornar o primeiro fabricante a estrear seu novo motor 850cc em Jerez neste mês, a Honda será o segundo fabricante a apresentar sua moto 2027 com pneus Pirelli na quarta-feira (17).
A equipe de testes e desenvolvimento da fabricante japonesa viajará para a Malásia para realizar dois dias de testes em Sepang na quarta e quinta-feira. Durante esses dois dias de trabalho, a Honda colocará seu motor 2027 na pista pela primeira vez, com o ex-piloto da LCR, Takaaki Nakagami, à frente.
A MotoGP passará por uma grande reformulação técnica em 2027, com a categoria adotando motores 850cc, reduzindo a aerodinâmica e eliminando dispositivos de altura de pilotagem como parte de um novo conjunto de regulamentos. Essas mudanças coincidirão com a chegada da Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus, substituindo a Michelin.
Apesar da Honda ainda estar totalmente focada no desenvolvimento da moto 2026, com Aleix Espargaró liderando esse projeto, ela começará a trabalhar em um programa paralelo, com um novo motor 850cc montado em uma moto base e usando pneus que a Pirelli está desenvolvendo para sua estreia no MotoGP em 2027.
O Motorsport.com apurou que a moto a ser usada no teste será a versão 2026, sem dispositivos de altura de pilotagem, com aerodinâmica reduzida e compostos Pirelli.
Por enquanto, Nakagami assumirá o papel de desenvolver a nova moto de 2027, enquanto Espargaro se concentrará na máquina do próximo ano. No meio da temporada 2026, quando a máquina estiver em estágio muito mais avançado, o espanhol assumirá a liderança do projeto.
Takaaki Nakagami, Honda HRC
Photo by: MotoGP
A Pirelli ofereceu pneus e equipe de apoio aos fabricantes dispostos a começar a testar e trabalhar com seus novos pneus de MotoGP – um convite que, por enquanto, só foi aceito pela KTM e Honda. Espera-se que outros fabricantes façam o mesmo a partir de fevereiro.
De fato, a Pirelli espera realizar dois testes com as motos 2027 e pilotos em tempo integral durante 2026, um em junho e outro em setembro.
Além da equipe de testes da Honda, a equipe japonesa do Mundial de Superbike (WSBK) também estará presente em Sepang, embora não possa usar motos nem contar com seus pilotos oficiais. Devido à lesão de seu novo piloto de testes e hexacampeão do WSBK Jonathan Rea, é quase certo que o piloto britânico Ryan Vickers participará do teste.
Granado EXCLUSIVO: FIM da MotoE, caminhos para 2026, DIOGO MOREIRA e expectativas para a MotoGP 2026
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.