MotoGP incorpora controle de estabilidade à eletrônica das motos a partir do GP da Áustria

Organização do campeonato espera adesão de todas as montadoras já desde este fim de semana

Augusto Fernandez, Yamaha Racing crash

A Marelli, distribuidora única da eletrônica das motos da MotoGP desde 2016, introduziu um novo recurso no gerenciamento dos protótipos que está disponível para as equipes a partir do GP da Áustria deste fim de semana: o controle de estabilidade.

Leia também:

Desde 2016, o Campeonato Mundial de MotoGP unificou a eletrônica de todas as motos do grid, independentemente de quem seja a montadora, fechando um acordo com a marca italiana Marelli, parceira da Ducati e com quem desenvolveu a chamada ECU.

A partir deste fim de semana, por ocasião do GP da Áustria, 13ª etapa do calendário de 2025, a MotoGP anunciou a primeira versão de um sistema de controle de estabilidade, um sistema até então inédito no campeonato.

O controle de estabilidade é um sistema que reduz o torque do motor no momento em que a moto começa a derrapar, reduzindo a derrapagem. Embora o espírito do sistema seja o mesmo, o controle de estabilidade é diferente do controle de tração, que só atua quando o pneu está escorregando, não quando a moto está derrapando.

Esse novo sistema de controle de estabilidade é incorporado como uma atualização de software unificada que as equipes podem usar com a ECU padrão.

A unidade de controle eletrônico (ECU), que abastece todas as equipes, pode variar suas funções de GP para GP. As equipes escolhem a versão do software unificado a ser usada, dependendo das opções permitidas para cada corrida.

De acordo com o promotor do campeonato, isso faz parte de um compromisso para melhorar a segurança da MotoGP e o desenvolvimento do sistema de controle de estabilidade faz parte desse objetivo, pois reduz ainda mais a probabilidade de colisões laterais.

Marc QUEBRA TABU na Áustria? Pecco REAGE? Tudo da MotoGP pós-férias, DIOGO MOREIRA, Eric Granado e +

Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP: Morbidelli retorna à VR46 para o GP da Áustria após acidente
Próximo artigo MotoGP: Martín determina objetivo para si e para Aprilia no restante de 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros