MotoGP: Lesionado, Viñales considera desistir do restante da temporada para se recuperar
Espanhol defende que esse é o melhor caminho para estar 100% em 2026, mas que participaria do teste de pós-temporada em Valência em novembro

Ainda sofrendo com as consequências de uma lesão no ombro, Maverick Viñales diz que considera ficar de fora do restante da temporada 2025 da MotoGP após a etapa da Indonésia deste fim de semana, visando ter mais tempo de recuperação.
Viñales sofreu a primeira grande lesão de sua carreira na classe rainha no GP da Alemanha, em julho, quando fraturou o ombro em uma batida na pista molhada durante a classificação. Após desistir da etapa do Sachsenring, o piloto da Tech3 KTM se ausentou da prova em Brno.
No retorno da pausa de verão, Viñales tentou voltar na Áustria, mas com fortes dores, abandonou a etapa do Red Bull Ring e a seguinte, na Hungria, afirmando que precisava de mais tempo para voltar à moto. Sua volta integral veio apenas em Barcelona e, nas três etapas desde então, teve como melhor resultado um 13º lugar na prova principal da Catalunha.
Tendo já deixado claro que não se sentirá 100% até o início de 2026, Viñales revelou que conversará com a Tech3 e a KTM sobre uma pausa nas corridas após a Indonésia para se concentrar em sua recuperação.
"É revoltante, eu perco mais de um segundo no setor dois do circuito, em quatro curvas", disse ele depois de terminar em 19º entre 20 pilotos no treino de sexta-feira. "Acho que é mais sensato parar, melhorar meu condicionamento físico e voltar. Não tenho força, estou com muita dor e tenho dores repentinas. Achávamos que a moto melhoraria, mas não melhorou, apenas um pouco de mobilidade".
"Imagine Phillips Island, em duas semanas, que tem todas as mudanças de direção em alta velocidade... eu não conseguiria dar uma única volta. Para nós, e especialmente para mim, a melhor coisa é parar. Não faz sentido estar em 15º ou 18º lugar. A ideia é parar no domingo, mas vamos ver, porque tenho que conversar com a equipe".
"Acho que a coisa mais sensata a fazer agora é parar e esperar até que eu esteja bem. Preciso estar 100%, até mesmo 80%, mas no momento estou longe disso. Achei que tinha mais força, mas neste circuito estou realmente sentindo isso".

Maverick Vinales, Red Bull KTM Tech 3
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Após a Indonésia, ainda restarão quatro etapas na temporada 2025, sendo duas na Ásia-Pacífico (Austrália e Malásia) e duas na Europa (Portugal e Valência). Viñales disse que está aberto a ficar de fora do restante e voltar à ação no teste de Valência em novembro, já que essa seria sua única oportunidade de testar a KTM 2026 até o início da pré-temporada em fevereiro de 2026.
"Agora estou [considerando] parar e me recuperar o máximo que a dor no meu ombro permitir", disse ele. "Mas o que estamos pensando é que, quanto mais cedo eu parar, mais cedo me recuperarei. Estamos falando em chegar a Valência para o teste de pós-temporada".
"Valeu a pena tentar, porque entendo que tenho de parar. Se eu não tivesse tentado, o arrependimento teria sido enorme. Agora sei que tenho de parar. Não posso me recuperar entre as corridas; não há tempo para isso".
Explicando o cronograma de recuperação para lesões no ombro de seu nível, ele disse: "O primeiro mês é com o braço em uma tipoia, do segundo ao quarto mês, recuperando a mobilidade, e estou no segundo mês e meio, e do quarto ao sexto mês, um pouco de força. Depois de seis meses, você já pode usar a força, mas meio ano me coloca na próxima temporada".
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.