MotoGP: Marc Márquez defende que será "valorizado" igualmente na Ducati
Espanhol não espera que nenhum piloto terá o status de número um na Ducati em 2025
Marc Márquez acredita que é "lógico" que Franscesco Bagnaia terá a primeira palavra nos assuntos da Ducati, mas o piloto da MotoGP está confiante que a equipe dará um tratamento igualitário para ambos.
Márquez está se juntando a uma equipe Ducati onde seu companheiro de equipe Bagnaia já é o líder, com o bicampeão tendo conquistado os primeiros títulos mundiais da fábrica desde Casey Stoner em 2007 e ajudado a consolidar seu status como a marca dominante da MotoGP.
Essa é uma grande mudança para Márquez, que anteriormente era o garoto-propaganda do programa de MotoGP da Honda e liderou o desenvolvimento da RC213V de acordo com seu estilo de pilotagem.
O hexacampeão está ciente de que Bagnaia se estabeleceu na Ducati e já é o piloto mais bem-sucedido da história da marca, mas está convencido de que a equipe manterá os valores sobre os quais construiu seu sucesso atual.
"Sei onde estou chegando, sei em que garagem estou chegando", disse ele no lançamento da moto 2025 da equipe na Itália.
"Estou chegando na garagem de referência, onde há um piloto estabelecido [Bagnaia] dentro da garagem. Há um piloto com mais experiência dentro da garagem que contribuiu muito para a Ducati e é lógico que ele tenha a primeira palavra".
Francesco Bagnaia, Equipe Ducati, Marc Marquez, Equipe Ducati
Foto de: Ducati Corse
"Mas, no final, todos os pilotos da Ducati são valorizados igualmente. Foi isso que eles me transmitiram, que um ou outro vence. Essa será a intenção da Ducati e a intenção dos pilotos. Se um não ganhar, o outro deve ganhar".
Houve preocupações sobre como a Ducati lidará com dois campeões mundiais em uma única equipe, especialmente porque ambos os pilotos têm algo a provar em 2025.
Bagnaia está buscando seu terceiro título em quatro temporadas depois de perder para o rival da Pramac, Jorge Martín, no ano passado, enquanto Márquez quer vencer Bagnaia em seu território para consolidar sua reivindicação como um dos maiores pilotos de todos os tempos.
Até o momento, a Ducati não está preocupada com qualquer possível consequência de Márquez se juntar a Bagnaia na mesma garagem, com o gerente da equipe, Davide Tardozzi, dizendo que seria "muito fácil" gerenciar a dupla.
Márquez também não vê motivo para preocupação, afirmando que a Ducati não dará o status de número um a nenhum piloto este ano.
"Uma coisa que fica clara em uma equipe de fábrica é que não é o número um e o número dois, é apenas o piloto mais experiente na garagem e o piloto menos experiente na garagem", disse Marquez, que passou 2024 na equipe satélite da Ducati, a Gresini.
Marc Marquez, equipe Ducati
Foto de: Ducati Corse
"É claro que também estou ansioso para entender o que eles estão fazendo dentro da garagem para ter tanto desempenho [e] dominar muito os resultados [nesses] últimos anos. Vou tentar entender e aprender sobre isso".
"A meta da equipe é tentar vencer. Se o Pecco não conseguir vencer, eu tentarei vencer. Se eu não conseguir vencer, ele tentará vencer".
"Mas quando você chega lá, precisa entender a maneira como eles estão trabalhando e o que estão fazendo para vencer nos últimos anos".
MÁRQUEZ apresentado na DUCATI com PECCO, MARTÍN usará #1, como ser PILOTO e + : PÓDIO CAST RESPONDE
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MÁRQUEZ apresentado na DUCATI com PECCO, MARTÍN usará #1, como ser PILOTO e + : PÓDIO CAST RESPONDE
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.