MotoGP: Márquez e Ducati têm renovação apalavrada até fim de 2028
Segundo apurado pelo Motorsport.com, equipe e piloto estarão juntos por mais duas temporadas na principal categoria da motovelocidade
Foto de: Ducati Corse
Marc Márquez e a Ducati chegaram a um acordo para aumentar sua parceria por mais duas temporadas da MotoGP, conforme apurado pelo Motorsport.com durante a apresentação da equipe nesta segunda-feira (19), na estação de esqui Madonna di Campiglio.
A renovação contratual fará com que o atual campeão mundial vista vermelho, pelo menos, até o final de 2028. A mesma fonte, familiarizada com as negociações, confirmou que a renovação do espanhol deve ser anunciada antes do início da temporada, que começa em 1º de março com o GP da Tailândia. O anúncio provavelmente coincidirá com o evento de abertura do Campeonato Mundial, marcado para os dias 7 e 8 de fevereiro em Kuala Lumpur, logo após os primeiros testes coletivos de 2026.
"Se você analisar minha carreira, quando estou em uma equipe onde me sinto bem, onde me sinto rápido, tento não sair", explicou Márquez durante a apresentação. “Minha primeira opção é tentar ficar na Ducati, mas temos que ir passo a passo. Os contratos estão sendo finalizados cada vez mais cedo”, acrescentou.
Os termos do acordo ainda são desconhecidos, mas o piloto número #93 almejava um contrato de dois anos, já que, segundo essa fonte confiável, “ele ainda tem o desejo de continuar correndo e competindo no mais alto nível”. O piloto catalão, que completa 33 anos em 17 de fevereiro, representaria a Ducati até os 35 anos.
Após 11 temporadas com a Honda, o piloto de Cervera (Lleida) deixou a fábrica de Tóquio em 2024 para correr pela equipe privada Gresini, parte da rede Ducati, antes de subir para a equipe de fábrica da fabricante de Bolonha na última temporada, com um contrato de dois anos que expira no final de dezembro. Isso significa que o catalão terá competido por cinco anos com uma Desmosedici, os últimos quatro como piloto oficial de fábrica.
Com a Gresini, Márquez venceu três corridas após dois anos sem nenhuma vitória, e em seu primeiro ano com a equipe de fábrica, conquistou 11 triunfos, 15 pódios e oito poles, além de 15 vitórias em corridas sprint. No entanto, o Mundial de 2025 teve uma reviravolta no final com o acidente que sofreu na Indonésia, quando foi atingido por Marco Bezzecchi, um choque que o fez perder as últimas quatro etapas da temporada, já como campeão.
Com o futuro de Márquez agora definido, a Ducati precisa decidir quem será seu companheiro de equipe, posição pela qual Pecco Bagnaia, Fabio Quartararo e Pedro Acosta estão competindo.
O espanhol parece ter uma ligeira vantagem sobre os outros concorrentes, especialmente considerando os comentários feitos na semana passada por Massimo Rivola, CEO da Aprilia: “Marc ficará na Ducati, e Pedro já disse que quer uma Ducati a todo custo, então essa dupla está praticamente fechada.”
Sobre o assunto, Bagnaia declarou na segunda-feira que está muito tranquilo em relação ao seu futuro. “Estou tranquilo quanto à minha renovação. Simplesmente quero começar bem a temporada e me concentrar nisso. Há muitos pilotos com contratos terminando, e será importante manter o foco no campeonato”, disse o piloto de Turim, que, com seus dois títulos consecutivos (2022 e 2023), continua sendo o piloto mais vitorioso da história da marca de Borgo Panigale.
O Motorsport.com perguntou a Davide Tardozzi sobre os comentários de Rivola. “Não vou responder nem comentar sobre isso, hoje não é o dia. Mas fico feliz em ver que estão falando da Ducati; significa que estão prestando bastante atenção ao que fazemos. É bom saber”, concluiu o experiente chefe de equipe da escuderia italiana.
MARC RETORNA! Aldeguer operado. Biaggi x ROSSI x Márquez... DIOGO, Toprak e cia | HAMILTON RODRIGUES
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários