MotoGP - Márquez: "Se eu ganhar outro título, será um bônus, mas meu objetivo principal já foi alcançado"
Após sua promoção para a equipe da Ducati, muitos colocam o hexacampeão da categoria rainha como o claro favorito para conquistar o título de 2025
![Marc Marquez, Ducati Team](https://cdn-9.motorsport.com/images/amp/YXR3O350/s1000/marc-marquez-ducati-team.jpg)
O hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, está cauteloso com as expectativas para a temporada de 2025, mesmo com a ida para equipe de fábrica da Ducati, afirmando que o objetivo de voltar a ser competitivo já foi alcançado.
O "plano" de Márquez, quando tomou a decisão de deixar a Honda e sua equipe técnica em 2023, era se juntar à equipe oficial da Ducati, a fabricante que atualmente domina o campeonato, o mais rápido possível.
Foram necessários apenas alguns meses para que o hexacampeão convencesse a direção da marca italiana, que, ao longo do ano, teve de enfrentar manobras extremas, como a decisão de dispensar Enea Bastianini e Jorge Martín, que conquistou o título de 2024 depois da decisão.
Muitos veem o compromisso da Ducati com Márquez como absolutamente justificado, já que estamos falando possivelmente de um dos melhores pilotos da história.
No entanto, nem todos entendem a mudança de direção na filosofia que levou o fabricante italiano a vencer os últimos três campeonatos com Pecco Bagnaia (2) e Martín.
Uma situação que seria completamente esclarecida se o espanhol conquistar o título em seu primeiro ano como piloto de fábrica da Ducati, um "fardo" com o qual Márquez, no momento, não está disposto a brincar.
"Eu já consegui o que queria: estender minha carreira e ser competitivo novamente. Se eu ganhar outro título, será um bônus. Mas meu principal objetivo já foi alcançado", explicou o piloto em uma conversa com o MotoGP.com, o site oficial do campeonato, no final da última temporada.
![Marc Márquez, Ducati Team](http://cdn.motorsport.com/images/mgl/0oOz8z10/s1000/marc-marquez-ducati-team.jpg)
Marc Márquez, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Márquez chegará à garagem da fábrica da Ducati aos 32 anos (ele completa 32 anos em 17 de fevereiro) e com 17 temporadas no Campeonato Mundial, 12 delas na categoria rainha, onde conquistou seis títulos entre 2013 e 2019.
Depois de se lesionar em 2020, Marc precisou de um longo processo de recuperação e quatro operações no braço direito até se sentir, em 2023, capaz de voltar a ser o que era, mas então não tinha a moto para ser competitivo.
"Com a Honda, conseguimos muito e me sinto parte da Honda. No entanto, agora [2024] estou pilotando uma Ducati e, em 2025, serei um piloto oficial da Ducati".
"É claro que tentarei defender as cores da minha marca. Mas a Honda tem sido e será uma parte muito importante da minha carreira, ou talvez a parte mais importante. Nunca se sabe", confessou o espanhol, que em mais de uma ocasião admitiu que, se a opção de ir para a Gresini não tivesse surgido, "eu teria me aposentado".
"Quando eu estava na Honda, às vezes as pessoas diziam: 'Honda é Honda, e ele vence por causa da Honda'. Mas havia outras Hondas. Se você for um bom piloto e for à Honda dizendo: 'Não me importo com o dinheiro, só quero a melhor moto', eles lhe darão a melhor moto, se você for bom. No meu caso, fiz o oposto. Fui à Ducati e disse: 'Não me importo com nada, só quero pilotar a melhor motocicleta'".
"Agora, quando eu me aposentar, estarei em paz comigo mesmo porque tentei de tudo", disse o piloto, que renunciou ao último ano de seu contrato com a fabricante japonesa e que teve que abrir mão de alguns de seus principais patrocinadores pessoais para vir para a Ducati.
Tal postura que, juntamente com sua recusa em correr com uma equipe satélite, convenceu Claudio Domenicali e Gigi Dall'Igna, que agora esperam ver os resultados apoiarem sua grande aposta.
"É claro que, quando você faz uma mudança como essa, coloca muita pressão sobre si mesmo e pode haver comentários negativos se você não conseguir o que deseja. Mas eu já consegui o que queria: prolongar minha carreira e voltar a ser competitivo".
O catalão afirmou que, por enquanto, não quer carregar a pressão de ser o grande favorito ao título em 2025: "Se eu ganhar outro título, será um bônus. Mas meu principal objetivo já foi alcançado".
Crise na KTM: ACOSTA NA DUCATI com MÁRQUEZ e BAGNAIA? Moreira supera Valentino, Dakar e... ANÚNCIO!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Crise na KTM: ACOSTA NA DUCATI com MÁRQUEZ e BAGNAIA? Moreira supera Valentino, Dakar e mais...
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.