MotoGP Barcelona GP

MotoGP: Márquez vai guiar motos de 2024 e 2025 da Ducati nos testes de Barcelona

Medida foi tomada para suavizar a transição do hexacampeão da GP23 direto para a GP25

Marc Marquez, Gresini Racing

Com a temporada de 2024 da MotoGP chegando ao fim, as expectativas aumentam para a estreia de Marc Márquez na equipe oficial da Ducati em 2025. E, já na próxima semana, o espanhol fará sua estreia de vermelho, guiando as Desmosedicis de 2024 e 2025 no teste de pós-temporada em Barcelona.

Márquez terá sua primeira oportunidade de trabalhar com a equipe oficial da Ducati no teste de pós-temporada em 19 de novembro, depois de assinar um contrato de dois anos para correr ao lado de Francesco Bagnaia.

Leia também:

Normalmente, as equipes aproveitam o teste de novembro para dar aos seus pilotos a chance de experimentar suas motos para o ano seguinte. Mas como Márquez nunca chegou a pilotar a atual  GP24, tendo pilotado a GP23 de 2023 com algumas atualizações na Gresini este ano, a Ducati está permitindo que o espanhol corra com duas motos diferentes em Barcelona.

Isso, em teoria, deve facilitar sua transição em duas etapas da GP23 para a GP25, além de ajudá-lo a entender por que a Desmosedici 2024 tem sido tão dominante na MotoGP.

"Ele também terá a GP24, vai experimentar as duas", revelou Pirro em uma entrevista à GPOne. "Espero que ele entre e diga: 'ok, está tudo um pouco melhor'. Não que ele vá ser meio segundo ou oito décimos mais rápido. Não espero uma revolução ou algo especial".

A Ducati superou a concorrência na MotoGP este ano, conquistando o título de com seis rodadas de antecedência em setembro. Grande parte de seu sucesso se deve à GP24, que, de acordo com muitos, representa um grande salto no desempenho da já veloz Desmosedici de 2023.

Marc Marquez, Gresini Racing

Marc Marquez, Gresini Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Os pilotos da GP24 venceram 15 das 19 etapas realizadas até agora neste ano, enquanto três dos quatro melhores pilotos do campeonato estão correndo com a especificação atual da moto. Pirro, no entanto, não acredita que a Ducati dará outro grande salto com a GP25, que continua em desenvolvimento, enfatizando que apenas atualizações incrementais são possíveis ano a ano.

"Você terá dificuldades para ver e notar a evolução", disse o italiano, que testou a nova moto em Jerez há duas semanas. "No entanto, como todos os anos, tentamos melhorar e acredito que a moto de 2025 também é um passo adiante. E os últimos testes confirmaram isso. "Não há revoluções, mas pequenas melhorias, que também precisarão ser confirmadas em outras pistas". 

Ele acrescentou: "A ideia é sempre a mesma [encontrar melhorias em relação à GP24], porque isso significaria que descobrimos algo. Mas não é fácil e já seria positivo dar um passo à frente como aquele entre a GP22 e a GP23, que nos permite ser sempre competitivos". 

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Jorge Martin, Pramac Racing

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati, Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Dorna

"Acho que o que faz a diferença é ser competitivo em todas as 20 corridas e não apenas em algumas. Este ano, a GP24 mostrou que é competitiva em todas as pistas - algo que talvez não tenha acontecido entre a GP22 e a GP23". 

"Não é um dado adquirido e não é fácil encontrar aquele meio décimo para melhorar uma moto que é realmente boa. Mas estamos trabalhando nisso e mal podemos esperar para que Pecco e Marc a experimentem. Estou curioso para testá-la também em uma pista onde a aderência geralmente é baixa, como Barcelona".

Pirro explicou que a GP25 foi construída para se adequar ao estilo de pilotagem de Bagnaia, mas as mudanças feitas para melhorar o desempenho da frenagem também favorecerão seu novo companheiro de equipe, Márquez.

"No momento certo, quando a nova aerodinâmica chegar, na minha opinião, ela ficará mais furiosa. É ainda mais racing, porque consertamos algumas coisas para Pecco Então, ele pode ter características que vão na direção de freios [duros] como Bagnaia e Marquez".

Pirro estará novamente em ação no teste de Barcelona, substituindo o lesionado Fabio di Giannantonio na VR46. Di Giannantonio, Marquez e Bagnaia serão os únicos pilotos a correr com a GP25 no próximo ano, já que a Ducati reduz seu envolvimento para três motos de fábrica, em vez de quatro como em 2024.

MARI BECKER SEM CENSURA: o CAOS em SP, F1 na Band, DRAMAS de 2024 e AUGE de Verstappen contra Norris

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARI BECKER SEM CENSURA: o CAOS em SP, F1 na Band, DRAMAS de 2024 e AUGE de Verstappen contra Norris

 

COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Márquez temia que seu "tempo tivesse acabado" nos últimos anos de Honda
Próximo artigo MotoGP - Bagnaia: Fiz um trabalho melhor do que Martín na luta pelo título

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil