Últimas notícias

MotoGP - Martín: Bagnaia é favorito contra Márquez em 2025

Atual campeão da categoria rainha deu sua opinião sobre o futuro "time dos sonhos" da Ducati

Jorge Martin, Pramac Racing, Francesco Bagnaia, Ducati Team, Marc Marquez, Gresini Racing

O atual campeão da MotoGP, Jorge Martín, afirmou que, na disputa entre a futura equipe de fábrica da Ducati, com Marc Márquez e Francesco Bagnaia, Pecco é quem leva vantagem.

A Ducati escolheu Márquez a Martín, que, portanto, foi para a Aprilia. Se há alguém que pode arriscar um palpite sobre qual será o equilíbrio dentro do "time dos sonhos" da montadora italiana, no qual o hexacampeão da categoria rainha chegará para acompanhar Bagnaia.

Leia também:

Se muitos, depois do que ele fez este ano com a velha e complicada GP23, veem o piloto espanhol como o favorito natural, "Martínator" está entre os que pensam o contrário.

Como ele apontou em uma entrevista concedida ao jornal espanhol Marca, de fato, alcançar o nível de um piloto que conseguiu vencer 11 GPs na mesma temporada não é fácil para ninguém, nem mesmo se o seu nome for Márquez.

"Vejo Pecco como o favorito, mas não vou mentir para você, no final do dia eu olho para os dados e vi coisas em Marc que às vezes fazem você dizer: 'P****, do jeito que a moto dele está indo aqui, ele está indo muito forte'. Nem sempre é esse o caso, houve algumas corridas, especialmente na Tailândia e na Malásia, em que, não sei por que, mas a moto dele estava andando menos", disse Martín.

"Também conversei com ele sobre isso, mas ele tentou e tentou novamente e, no final, teve ótimas corridas. Então, acho que ele definitivamente tem espaço para melhorar com a GP25, mas acho que Pecco está em um nível muito difícil de alcançar".

"11 vitórias é uma loucura e, neste momento, depois de ganhar dois títulos seguidos e terminar em segundo lugar este ano, ele é o favorito. Então, no final, o que quer que seja dito agora, não importa. Vamos ver o que acontece", acrescentou.

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Jorge Martin, Pramac Racing

Francesco Bagnaia, Equipe Ducati, Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Após o final da temporada, muitos apontaram como a relação entre ele e Bagnaia permaneceu extremamente justa, apesar de dois anos sempre lutando por um objetivo comum. Algo que mudou a perspectiva da luta no topo, mas que, de acordo com Martín, será difícil de repetir com outros jogadores em jogo.

"Acho que será difícil ver algo assim novamente, porque o que Pecco e eu experimentamos em 2015 e 2016, dormindo no mesmo quarto por dois anos porque estávamos na mesma equipe, e depois nos encontramos lutando pelo campeonato da MotoGP, é muito difícil de repetir".

"Em primeiro lugar, porque os pilotos da Moto3 não dormem mais juntos e, depois, porque é muita coincidência que isso aconteça. No final, você vê pilotos muito bons, mas um se destaca mais do que o outro e chega lá, o outro talvez não".

"Então algumas pessoas dizem: 'Se você tem um rival, ele deve ser um inimigo'. Mas, para mim, não é necessário ser um. Tenho rivais com quem nem sequer falo e tenho rivais, como o Pecco, com quem tenho respeito e um bom relacionamento".

"E acredito sinceramente que, quando nos aposentarmos, Pecco e eu poderemos ser amigos e não haverá problemas. Eventualmente, como Rafa Nadal e [Roger] Federer. Acho que é uma coisa boa e bonita".

Jorge Martin, Aprilia Racing

Jorge Martin, Aprilia Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Quanto ao seu futuro, o primeiro contato com a RS-GP da Aprilia foi positivo nos testes de Barcelona, mas, no momento, Jorge prefere manter os pés no chão e adotar o que poderíamos chamar de uma abordagem muito realista.

"Não estou tão convencido de que podemos vencer com a Aprilia. Estou convencido de que daremos 100% de nós e não tenho expectativas, porque preciso ver como a motocicleta se comporta. Ela ficou em terceiro lugar nos Construtores este ano e temos que tentar melhorar a partir daí".

"Acho que posso trazer muito para a Aprilia: consistência, velocidade, mas é claro, como todos nós vimos, que há corridas em que não vimos nada e corridas em que eles foram 15º. Temos que ver de onde começamos e, a partir daí, dar 100%".

"Acho que o carinho de toda a fábrica e o coração que eles colocam nela vão me ajudar, e certamente conseguiremos fazer coisas boas", conclui.

MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E


Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MotoGP no Brasil, FINAL do Moto1000GP, RETROSPECTIVA 2024 on e OFF-ROAD, e estreia da Yamaha na F-E

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Matteo Nugnes
MotoGP
Marc Marquez
Francesco Bagnaia
Jorge Martin
Aprilia Racing Team
Pramac Racing
Ducati Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Goiânia anunciará no dia 12 a assinatura do contrato para a volta da MotoGP ao Brasil a partir de 2026
Próximo artigo MotoGP: Campeão em 2024, Martín espera voltar a correr pela Ducati

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros