MotoGP Sepang shakedown

MotoGP - Martín: "Tenho a responsabilidade de ter uma fábrica inteira atrás de mim"

Para o campeão de 2024, tudo é novo na pré-temporada: nova equipe, nova moto e novos desafios

Jorge Martin, Aprilia Racing

Normalmente, para um campeão da MotoGP, a próxima temporada é uma extensão da anterior para tentar defender a coroa, mas para Jorge Martín, vencedor do título do ano passado com uma Pramac Ducati satélite, tudo é novo este ano depois de uma mudança de equipe, fábrica, moto e objetivos.

"Nos últimos anos, eu não queria subir na moto na Malásia porque tudo era a mesma coisa, mas acho que a Aprilia fez um trabalho muito bom", explicou o espanhol na terça-feira (4) em Sepang, onde o primeiro teste de pré-temporada da temporada 2025 começa amanhã, na quarta (5).

O editor recomenda:

"Mas até que eu suba na moto, não saberei como estou e como a moto está. Preciso de tempo para me adaptar", disse o espanhol, que este ano correrá com o #1 do campeão. "Não sinto nenhuma pressão, mas todos nós queremos alcançar bons resultados".

"Minha obsessão é ser a melhor versão de mim mesmo. No ano passado, eu não estava obcecado em vencer, eu queria fazer o meu melhor".

Ser o piloto principal de uma fábrica como a da Aprilia e usar o número 1 na cúpula da RS GP de alguma forma mantém Martín no centro das atenções.

"A pressão do ano passado eu nunca mais terei em minha vida. Agora tenho a responsabilidade de ter uma fábrica inteira atrás de mim".

É certamente um desafio, embora o espanhol não o considere o maior de sua vida.

"Acho que não, já tive desafios muito grandes em minha carreira, desde a Moto3, quando as coisas não deram certo e quase tive que voltar para casa, na Moto2... é claro que, em termos de repercussão, estar na Aprilia depois de ter sido campeão é um desafio muito grande, mas acho que já tive outros mais difíceis".

Buscando o desejo de continuar vencendo

"Se eu tive tempo, gostei muito. É claro que durante o mês de dezembro eu não consegui, foi uma loucura com eventos, compromissos e [festas de] gala, eu gostaria de ter tido menos, mas depois, quando consegui parar e ficar em casa, em janeiro, sinto que todos ao meu redor estão mais relaxados, todos estão mais felizes, sem a pressão de 'temos que fazer isso'".

"Acho que isso vai me ajudar, a pressão deve continuar, sem ela e sem os nervos acho que não sei como atuar, também tive que descobrir por que continuo fazendo isso e buscar o desejo de continuar vencendo", uma situação que Martín admite perceber em seu dia a dia.

"Não sou uma pessoa que tem ego, mas quando você anda pelo paddock ou está no hotel sente um relaxamento, o que faço é sempre pensando que é o melhor e agora sei que fiz bem porque fui o campeão e isso me permite ficar muito calmo para continuar com o mesmo método".

Parte desse relaxamento é que ninguém vai exigir que ele seja campeão em uma Aprilia.

"Acho que agora a Aprilia tem todos os ingredientes para vencer o Campeonato Mundial, mas precisamos juntá-los", disse ele. "No ano passado, não me concentrei na vitória e acabei conseguindo. Vamos continuar trabalhando e pensando dia a dia, para ver até onde podemos chegar".

Para o teste que começa amanhã, Martín pilotará uma nova versão da GPRS 2025.

"Começarei com a moto com a qual terminei em Montmeló (no teste de novembro) e depois usarei a versão mais recente", para poder comparar.

"Há uma combinação de adaptação com a tentativa de coisas novas. Primeiro, tenho que encontrar o ponto para começar a experimentar coisas, e isso cabe a mim decidir", disse o espanhol, que espera ter o mesmo companheirismo na Aprilia que o levou ao sucesso em sua equipe anterior: "Ainda não somos a família que éramos na Pramac, mas estamos [indo] lá".

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Oriol Puigdemont
MotoGP
Jorge Martin
Aprilia Racing Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Yamaha pode utilizar motor V4 com wildcards em 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros