MotoGP: Novo motor V4 da Yamaha está próximo de começar testes de pista

Desenvolvimento está sendo acelerado e motor pode ser testado em 2025

Fabio Quartararo, Yamaha MotoGP Team

A Yamaha está pronta para começar os testes de pista do novo motor V4 para sua moto de MotoGP, embora a primeira corrida em Jerez tenha sido adiada.

A marca japones é a única fabricante da categoria rainha que ainda utiliza motores de quatro cilindros em linha, tem pressionado o desenvolvimento da nova unidade em uma tentativa de alcançar seus rivais após várias temporadas difíceis.

Leia também:

Os engenheiros em Iwata vêm trabalhando desde meados de 2024 em um protótipo do novo motor V4, uma alternativa ao motor de quatro cilindros em linha que equipou a YZR M1 durante toda a era da MotoGP e que trouxe à equipe resultados muito bons, especialmente desde 2004, com a chegada de Valentino Rossi, e na década de 2010, com os três títulos de Jorge Lorenzo.

Embora Fabio Quartararo tenha acrescentado mais uma coroa para a marca japonesa em 2021, o desempenho do maquinário da Yamaha a deixou fora da luta por vitórias e sem opções para brigar com a Ducati - que atualmente domina a categoria.

Para fechar essa lacuna, a Yamaha se reforçou com um grande número de engenheiros e técnicos, alguns deles contratados diretamente da fabricante italiana, além de contratar o consultor de motores de F1, Luca Marmorini, que já trabalhou com a Aprilia e que aconselhou a mudança no conceito do motor.

No início deste ano, o chefe de equipe Lin Jarvis confirmou que o motor estava em desenvolvimento, embora tenha descartado que estaria na pista antes de meados de 2025.

No entanto, o trabalho foi acelerado e houve rumores de que a Yamaha realizaria um teste privado em Sepang neste mês para levar o novo motor para a pista, com Andrea Dovizioso pronto para experimentar o novo equipamento.

Fabio Quartararo, Yamaha MotoGP Team

Fabio Quartararo, Equipe Yamaha MotoGP

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O piloto de fábrica da Yamaha, Alex Rins, revelou no podcast "Por Orejas", do Motorsport.com Espanha, que o novo motor V4 deveria ter sido lançado na semana passada.

"A ideia era testá-lo no teste da KTM em Jerez, mas, no final, ele não estava pronto e não pôde ser testado", revelou o espanhol durante a entrevista.

De acordo com Rins, o plano da Yamaha era usar os dois dias de pista para testar a M1 com o motor V4, mas a unidade não estava pronta.

A Yamaha disse que não planeja fazer mais nenhum teste até o fim do ano. Assim, é provável que o motor V4 faça sua estreia no shakedown para testadores e novatos, que está programado para acontecer em Sepang, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro.

Como uma equipe com todas as concessões abertas, os pilotos de fábrica da Yamaha, Rins e Quartararo, e os novos pilotos da equipe satélite Pramac-Yamaha, Miguel Oliveira e Jack Miller, poderão participar do shakedown, bem como do teste oficial do ano no mesmo circuito, de 5 a 7 de fevereiro.

ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' DUCATI, SENNA e Diogo Moreira

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' Ducati, SENNA e Diogo Moreira

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Germán Garcia Casanova
MotoGP
Movistar Yamaha MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Após deixar o grid, Espargaró se aventura no ciclismo
Próximo artigo MotoGP: Bagnaia compara perda do título de 2024 com derrota de Márquez em 2015

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros