MotoGP: O que Martín precisa para ser campeão na corrida sprint de Barcelona

Piloto espanhol pode ganhar título de 2024 da MotoGP já no sábado da etapa de Montmeló

Jorge Martin, Pramac Racing, Francesco Bagnaia, Ducati Team

Jorge Martín está muito perto de se tornar campeão de MotoGP na temporada de 2024. O GP da Malásia foi o impulso final para suas aspirações, pois ele venceu a corrida sprint no sábado, na qual Pecco Bagnaia, seu principal rival pelo título, caiu, e foi o segundo na corrida principal no domingo, minimizando os riscos após o incrível duelo pela vitória que teve com o italiano nas primeiras voltas.

Assim, o espanhol não conseguiu conquistar o título em sua primeira chance definitiva para conquistar o troféu, mas terá uma chance muito melhor no segundo.

Leia também:

Ele já pode ser campeão antes do último domingo do ano e conquistar sua primeira coroa da MotoGP no sábado da rodada final, que não será realizada em Valência devido as tempestades e enchentes que vitimaram mais de 150 pessoas. A grande final acontecerá em Montmeló, no Circuito de Barcelona-Catalunha.

A primeira coisa que você precisa saber é que, após o GP da Malásia, a diferença entre Martín e Bagnaia é de 24 pontos a favor do piloto da Pramac. Em Barcelona, como sempre, haverá 37 pontos em jogo, 12 pela vitória na corrida de velocidade e 25 pela vitória na corrida longa no domingo.

A matemática para Martín é clara: ele será campeão na sprint se tirar mais dois pontos de Bagnaia. E o fato é que, se eles estiverem empatados com 25 pontos no domingo, ele não conseguirá diminuir a diferença.

Isso ocorre porque, se houvesse um desempate por pontos iguais, o piloto com mais vitórias na corrida principal seria beneficiado, e Bagnaia vence nessa seção por 10 a 3. A principal delas é que ele levará o título antecipadamente se vencer. Se não vencer, ele terá de contar com a posição em que seu rival da Ducati terminar.

Cenários para Martín levar o título no sábado

Posição de Martín para ser campeão na sprint Bagnaia precisaria acabar em
Qualquer posição
3º ou pior
5º ou pior
6º ou pior
7º ou pior
8º ou pior
9º ou pior
10º ou pior

Todas essas combinações permitiriam que Martín ganhasse dois pontos de Bagnaia na sprint em Montmeló. 

Relembrando que o formato de pontos das corridas curtas da MotoGP concede um total de 12 pontos ao vencedor, nove ao segundo colocado, sete ao terceiro, seis ao quarto, cinco ao quinto, quatro ao sexto, três ao sétimo, dois ao oitavo e um ao nono (metade dos pontos do sistema de corridas longas).

Para Martin não valeria nenhum resultado em que terminasse em nono ou pior, independentemente de como Bagnaia terminasse. Para ser campeão, ele terá de terminar entre os 8 primeiros. E se ele vencer a corrida sprint, a batalha pelo troféu terminará instantaneamente, já que, na melhor das hipóteses, seu rival perderá três pontos em relação a ele (se terminar em segundo).

BAGNAIA vence, MAS MARTÍN ENCAMINHA TAÇA: Pecco 'vira o jogo' pós-Malásia? Duelo da MotoGP em DEBATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Pódio Cast analisa GP da Malásia e Martín com as mãos no título

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Bagnaia: "Tudo pode acontecer em Barcelona", apesar das poucas esperanças de título
Próximo artigo MotoGP confirma "GP da Solidariedade" em Barcelona como etapa final da temporada 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil