MotoGP: Planos de equipe de Rossi complicam, apesar de anúncio de acordo
Empresa Tanal Entertainment havia anunciado parceria com VR46 e Aramco para estrear time em 2022
Os planos de Valentino Rossi de trazer a sua equipe VR46 para a MotoGP em 2022 deram uma complicada, já que entende-se que nenhum acordo com a Aramco foi alcançado.
Na quarta-feira (28), a Tanal Entertainment - uma empresa saudita pertencente ao príncipe Abdulaziz bin Abdullah Al Suad - anunciou que fechou um acordo com a VR46 e a Aramco para trazer a equipe de Rossi para a categoria rainha da motovelocidade a partir de 2022.
Embora nenhuma declaração oficial de Rossi tenha sido feita, a VR46 confirmou que a notícia estava correta. O comunicado afirmava que o time do piloto seria apoiada pela gigante do petróleo saudita Aramco.
No entanto, as fontes do Autosport disseram que a Aramco afirma não ter conhecimento do negócio.
Quando isso foi mencionado para o nove vezes campeão mundial na quinta-feira (29) antes do GP da Espanha, ele ficou igualmente confuso, enquanto insistiu que o negócio foi fechado.
“Não sei sinceramente”, disse Rossi.
“Sabemos que temos o acordo com a Aramco para formar a equipe e na VR46 todas as pessoas envolvidas estão muito felizes porque trabalhamos muito há mais ou menos 10 anos."
“Começamos da Moto3 no campeonato italiano e chegar a correr na MotoGP para nós é ótimo."
“Muita gente está envolvida no projeto e acho isso bom.
“Mas não sei sinceramente por que a Aramco diz que não sabe.”
Luca Marini rides a VR46-backed Ducati
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
O anúncio de quarta-feira atraiu críticas na mídia social, devido ao histórico de direitos humanos da Arábia Saudita.
Com categorias como a Fórmula E, Rally Dakar, Extreme E e Fórmula 1 concordando com a realização de eventos no país, muitos acusaram o regime saudita de lavagem esportiva.
Em entrevista, Rossi contornou a questão sobre os direitos humanos, mas acredita que seu envolvimento poderia lhe permitir melhorar a situação.
“Sim, especialmente a Aramco nos últimos anos apoia muitos esportes diferentes no futebol e também está muito no automobilismo”, disse.
“Também apoia a Fórmula 1. Para nós é um parceiro importante e pode nos ajudar a fazer a equipe na MotoGP."
“E depois do descanso veremos, talvez possamos fazer algo para melhorar a situação. Mas, do nosso ponto de vista, nossa relação é para isso [corrida].”
O italiano insistiu que não falou com os responsáveis pelo acordo, mas garantiu que está "feliz" com ele.
A Tanal Entertainment afirmou que a parceria também funcionaria como parte da Saudi Vision 2030.
Em entrevista à GP One, o CEO do VR46, Albert Telbadi, disse que a ideia de um parque temático VR46 - semelhante ao Ferrari World em Abu Dhabi - na Arábia Saudita já foi cogitada.
F1 2021: 'Guerra' de MOTORES entre Mercedes e Red Bull-Honda e o GP de Portugal | DIRETO DO PADDOCK
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Por que temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.