MotoGP: Pol Espargaró substituirá Viñales na Austrália e Malásia
Maverick Viñales, que continua se recuperando de uma lesão no ombro esquerdo, será substituído na Tech3 pelo piloto de testes e desenvolvimento da KTM

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
Pol Espargaró, que está aposentado das funções de piloto titular desde o final de 2023, participará dos GPs da Austrália e da Malásia de MotoGP, que acontecerão nos próximos dois finais de semana, substituindo Maverick Viñales na Tech3, equipe satélite da KTM, depois que Viñales percebeu, no GP da Indonésia, que não pode continuar pilotando devido a uma lesão no ombro esquerdo.
Para o piloto espanhol, Phillip Island será sua terceira aparição na temporada, depois de competir na República Tcheca e na Hungria, e sua quinta desde que se juntou à equipe de testes da KTM, tendo disputado três GPs em 2024, muito longe dos cinco ou seis que lhe foram garantidos como parte de sua aposentadoria antecipada e, na maioria das vezes, como substituto de um companheiro de equipe lesionado.
Apesar disso, o desempenho de Pol nas duas corridas realizadas nesta temporada, nono em Brno e oitavo em Balaton Park, foi bem superior ao que se exige de um piloto de testes.

Pol Espargaró, Red Bull KTM Tech3
Foto de: Tech 3
Maverick estabeleceu como meta retornar em Portimão ou Valência, nas duas últimas etapas da temporada, mas especialmente para o teste oficial da pré-temporada de 2026 em Cheste, em 18 de novembro.
"Como eu disse em minhas participações anteriores em GPs, ter que fazer isso porque um companheiro de equipe se machucou não é algo que me agrade particularmente. Sei que Maverick trabalhou muito para continuar correndo, então a primeira coisa que quero dizer é que espero que essa ausência o ajude a acelerar sua recuperação e que ele possa retornar o mais rápido possível, porque precisamos dele na KTM", explicou Espargaró em um comunicado da KTM.
"Estou de volta com minha família Tech3, assim como em Brno e Balaton Park, com o objetivo de ajudar o projeto o máximo possível e usar esses fins de semana para progredir com a moto e apoiar os outros pilotos. Phillip Island é um circuito de que gosto muito, embora não corra lá há muito tempo. Como sempre, tentarei fazer o meu melhor para tornar o fim de semana produtivo para todos", acrescentou.

Maverick Vinales, Red Bull KTM Tech 3
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
O gerente de equipe da KTM, Aki Ajo, agradeceu o esforço de Pol para competir em duas corridas tão próximas e do outro lado do continente, explicando: "A recuperação de Maverick estava indo bem, mas o fato de ele ter feito vários GPs em um período tão curto de tempo significa que ele chegou a um limite. É normal que ele precise de mais tempo de recuperação longe da motocicleta depois do trabalho árduo que fez nos últimos eventos".
"Esperamos que ele possa voltar assim que puder e quando sentir que pode competir mais como o Maverick que vimos na primeira metade da temporada. Nesse meio tempo, não poderíamos desejar um piloto ou personagem melhor do que Pol para assumir o lugar de Maverick e se juntar a nós no grid", concluiu Ajo.
DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.