MotoGP: Pramac Yamaha é a primeira equipe a revelar moto de 2026; veja
Temporada de lançamento do MotoGP já está em andamento, com a Pramac revelando a pintura de 2026 em um evento especial na Itália.
A Pramac, equipe satélite da Yamaha, apresentou pela primeira vez sua moto da temporada 2026 da MotoGP antes do início dos testes de pré-temporada no final deste mês.
A equipe italiana revelou uma versão revisada da pintura azul e roxa adotada em 2025, quando mudou para a Yamaha e assinou um contrato de patrocínio com a marca Alpine, do Grupo Renault.
Tanto o novo contratado Toprak Razgatlioglu quanto o atual piloto Jack Miller estiveram presentes no evento de lançamento, que aconteceu na Accademia Musicale Chigiana, em Siena, na terça-feira (13), e foi transmitido online.
Foto de: Pramac Racing
Também foi confirmado que o tricampeão mundial do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) Razgatlioglu usará o número 7 em sua estreia na MotoGP, já que seu número preferido (54) já foi escolhido por Fermin Aldeguer, da Gresini.
Por ser um novato, o piloto turco poderá participar do teste de shakedown no Circuito Internacional de Sepang, de 29 a 31 de janeiro, onde se juntará ao piloto de testes da Yamaha, Augusto Fernández.
Miller, que venceu Miguel Oliveira na disputa pela segunda vaga da Pramac, terá que esperar até o primeiro teste completo, também em Sepang, de 3 a 5 de fevereiro, para experimentar a M1 com especificações de 2026.
A temporada de 2026 representa um grande ponto de virada para a Pramac, com sua parceira fabricante Yamaha introduzindo uma nova versão da M1 com motor V4, após abandonar seu conceito de motor de quatro cilindros em linha, que vinha sendo utilizado há muito tempo.
Embora a Pramac tenha obtido um sucesso significativo sob a égide da Ducati, conquistando o título de equipes em 2023 e levando Jorge Martín ao campeonato de pilotos no ano seguinte, sua primeira temporada como equipe satélite da Yamaha foi decepcionante.
Com Oliveira e Miller como sua dupla de pilotos, a equipe terminou na última posição da tabela, com 125 pontos, 40 a menos que seu rival mais próximo, a LCR Honda.
Para efeito de comparação, a equipe de fábrica da Yamaha terminou a temporada em sexto lugar na classificação, com 269 pontos, mas a maioria deles foi conquistada pelo campeão de 2021, Fabio Quartararo.
Embora a Pramac e a Yamaha tenham realizado um evento de lançamento conjunto em 2025, as duas equipes estão realizando apresentações separadas este ano. A Yamaha revelará a M1 com motor V4 de fábrica em Jacarta, no dia 21 de janeiro.
MARC RETORNA! Aldeguer operado. Biaggi x ROSSI x Márquez... DIOGO, Toprak e cia | HAMILTON RODRIGUES
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários