MotoGP: Quartararo admite tensão na Yamaha por futuro do motor V4
A paciência do campeão de 2021 está se esgotando, enquanto comenta plano de máquina para 2026 da marca japonesa com algum cinismo

Fabio Quartararo reagiu de forma seca às declarações do chefe de equipe Paolo Pavesio de que a Yamaha quer que o novo motor V4 já esteja em suas motos de 2026, dizendo que seu próprio futuro na MotoGP depende da marca japonesa tomar a decisão certa.
Quartararo tem sido um piloto fiel da Yamaha desde que sua carreira na MotoGP começou em 2019, mas sua frustração com o estado atual das coisas cresceu nas últimas semanas, pois as expectativas foram aumentadas apenas para serem frustradas no cálculo final.
O ritmo notável dos treinos classificatórios fez com que ele conquistasse quatro pole positions desde abril, mas, em geral, elas foram acompanhadas de corridas dramaticamente decepcionantes - incluindo uma falha técnica que o privou de uma provável vitória em Silverstone.
"Não sei o que ele pensa", disse Quartararo, depois que os jornalistas mencionaram as reivindicações de Pavesio sobre o V4 na sessão de mídia de sábado à tarde com o piloto. "Acho que ele não se interessa muito pelo lado técnico das coisas".
"Mas, na realidade, eles [a Yamaha] sabem muito bem o que precisam fazer para me manter. Para ser honesto, não me importo se é a V4 ou não, só quero uma moto competitiva para o próximo ano".
Não foi a primeira vez nas últimas semanas que Quartararo deu um ultimato à Yamaha através da mídia. Ele disse que "precisa de um projeto vencedor agora" no GP da Holanda no mês passado.

Paolo Pavesio, Diretor Geral da Yamaha Motor Racing
Foto de: Alexander Trienitz
Perguntado se as relações estavam ficando tensas dentro da equipe, Quartararo respondeu afirmativamente, apesar de ter conseguido um bom terceiro lugar na sprint e um quarto lugar na corrida de domingo.
"Claro, está ficando um pouco tenso, porque estamos sempre esperando mais e mais coisas, melhorias. Podemos ver que realmente não temos nenhuma", disse ele. "Com o V4, estamos obtendo um feedback muito bom, mas os tempos de volta são muito lentos. Na realidade, o que importa para mim são os tempos de volta. A sensação com uma motocicleta pode ser boa, mas..."
A linguagem corporal de Quartararo na Alemanha traiu suas frustrações tanto quanto suas palavras. Ele bateu sua máquina com raiva no final do TL3 na manhã de sábado devido a um problema técnico.
VALENTINO ROSSI no PÓDIO CAST!: MotoGP no Brasil, AMIZADE com ALEX BARROS, INTERLAGOS e mais!
Watch: VALENTINO ROSSI no PÓDIO CAST!: MotoGP no Brasil, AMIZADE com ALEX BARROS, INTERLAGOS e mais!
PÓDIO CAST traz GUTO NEJAIM para um REENCONTRO HISTÓRICO com FAUSTO MACIEIRA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.