MotoGP GP do Catar

MotoGP: Quartararo não ajustará moto da Yamaha no Catar, confiando apenas em sua pilotagem

Francês quer completar um fim de semana estável, sem diversos testes de configuração e de peças novas

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Com a Yamaha vivendo um início de temporada de altos e baixos na MotoGP, o campeão de 2021, Fabio Quartararo, tomou uma decisão curiosa para o GP do Catar deste fim de semana. Cansado das constantes mudanças na moto, o francês disse que não vai ajustar sua M1, contando apenas com sua pilotagem para tirar performance.

Leia também:

A fabricante japonesa parece ter dado um passo atrás no começo do ano em relação ao fim de 2024, com performances de altos e baixos até aqui em 2025. Enquanto Jack Miller, da Pramac, vem liderando a Yamaha na pista, o destaque pessoal de Quartararo foi um sexto lugar na sprint de Austin. O australiano derrotou o campeão mundial de 2021 em todos os três GPs até o momento, garantindo o melhor resultado da marca no ano até agora, com o quinto lugar no Circuito das Américas.

Agora, Quartararo declarou que não tem interesse em adotar nenhuma nova ideia. Dada a situação técnica da M1, ele acredita que agora deve simplesmente confiar em seu talento para obter os melhores resultados. A começar pelo GP do Catar deste fim de semana.

"Estamos tentando encontrar aderência mudando sempre a configuração da moto, mas já mudamos 20 vezes", disse Quartararo antes da corrida de Losail. "Portanto, sabemos que não encontraremos o desempenho de fato mudando. Mas durante os primeiros GPs, sempre mudamos... queríamos comparar diferentes pistas".

Mas o piloto francês, que venceu em Losail (no GP de Doha) no início da temporada de seu título, diz que essa experimentação inicial foi tão longe quanto possível.

"Acho que é bom ter uma base, e eu me adapto à base. No dia em que realmente tivermos algo importante para experimentar, ou algo que achamos que é realmente útil, vamos experimentá-lo de novo e de novo, quando quisermos. Mas não quero mais [experimentar], porque [sempre que vamos para uma nova pista, são] as mesmas coisas".

"Portanto, agora quero me concentrar na minha pilotagem, porque toda vez que mudamos eu nunca encontro o limite da minha moto. Toda vez que mudamos, não sabemos realmente, portanto, para este GP, não vou mexer na motocicleta. Manterei a mesma base desde o TL1 até a corrida. É claro que [podemos] ajustar se precisarmos, mas [não vamos mudar] muitas coisas".

O forte recorde de finalizações de Quartararo nesta temporada corrobora sua noção de que ele ainda não testou os limites da M1 do ponto de vista da pilotagem. Seu único acidente até agora foi uma batida na volta molhada de reconhecimento do GP das Américas.

MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

MARTÍN de volta? SURPRESAS e DECEPÇÕES do ano: Márquez é o FANTASMA de Bagnaia? MOTO1000GP e BRMX

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Richard Asher
MotoGP
Fabio Quartararo
Movistar Yamaha MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP: Zarco vê Honda compensando "déficit para marcas europeias"
Próximo artigo MotoGP: Marc Márquez vê Catar como bom teste de sua real capacidade

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros