MotoGP: Quartararo recebe punição por 'revolta' contra comissários no GP da França
Fim de semana do campeão de 2021 terminou abaixo do esperado, apesar de ter começado de forma positiva com uma pole position em Le Mans

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
O piloto da Yamaha Fabio Quartararo foi penalizado com uma suspensão de 10 minutos da sessão de treinos de abertura do GP da Grã-Bretanha de MotoGP após um incidente em Le Mans envolvendo uma discussão acalorada com os comissários.
Depois de bater na Curva 14 durante o GP da França, Quartararo foi considerado desobediente às ordens diretas dos comissários, que estavam segurando a moto e se recusando a deixá-lo continuar, o que levou a uma discussão acalorada. Tal atitude resultou na penalidade no próximo fim de semana em Silverstone. Ele também foi multado em dois mil euros (ou R$ 12.735, em conversão direta).
Embora a transmissão ao vivo não tenha capturado o bate-boca, os fãs sentados nas proximidades o fizeram. Os vídeos que circulam nas mídias sociais mostram Quartararo confrontando com raiva os fiscais antes de sair correndo em visível frustração.
Após a corrida, o Painel de Comissários da FIM lhe aplicou uma penalidade por "comportamento irresponsável e falha em seguir as instruções diretas dos fiscais de pista, colocando a si mesmo e a outros em risco", de acordo com um comunicado oficial.
O artigo 1.21.4 do regulamento esportivo permite que os fiscais auxiliem os pilotos segurando a moto ou ajudando a reiniciá-la se ela estiver parada, mas a regra não obriga a tal intervenção.
"Os comissários podem ajudar o piloto a levantar e segurar a moto enquanto os reparos ou ajustes são feitos", diz o regulamento. "Depois disso, o piloto pode ser ajudado a voltar à corrida empurrando a máquina ou movendo-a ao longo da pista ou na faixa de serviço".
Sobre a corrida francesa, o campeão de 2021 ainda estava otimista após a disputa, pois largou na pole e liderou boa parte da corrida até o acidente: "Quando estava começando a chover, eu queria fazer muita força nas primeiras voltas", disse Quartararo.
"Fiz uma volta longa e ainda estava muito perto de Marc [Márquez]. Mas estava chovendo um pouco mais, e eu não tinha nem um momento de traseira e perdi completamente a frente".
"Demos o nosso melhor. Eu não esperava perdê-la daquele jeito, mas é o que é e demos o máximo neste fim de semana. Em Le Mans, é sempre assim. Você nunca sabe se vai chover, se vai parar".
"Mas era uma chuva fraca e realmente bem leve, então eu forcei bastante no começo e foi ótimo. É uma pena, mas gostei muito do fim de semana. Acho que conseguimos um ótimo ritmo e ótimos tempos de volta".

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Quartararo continuou dizendo que sabia que seria difícil terminar no pódio e que teria de se esforçar desde o início. "Trocar de moto e começar com uma volta dupla longa foi um pouco complicado. Mas acho que foi uma boa escolha começar com os pneus slicks, porque estávamos bem rápidos no início e depois veríamos o que poderíamos conseguir na corrida, mas caímos".
"Hoje, as condições estavam realmente complicadas e, como eu disse, eu queria apostar e tentar forçar muito desde o início. Tínhamos uma boa vantagem, mas infelizmente a perdemos rapidamente".
"Acho que o público é louco aqui", disse Quartararo sobre o recorde de público em Le Mans este ano. "Podemos ver desde quinta-feira que eles estavam lotados, estavam nos apoiando. E acho que é ótimo para todos os torcedores franceses verem essa atmosfera".
Ele também deu seus parabéns ao compatriota Johann Zarco, dizendo: "Infelizmente, do meu lado, não ganhei, mas posso imaginar a sensação de Johann e, é claro, parabéns a ele".
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
YAMAHA VOLTOU? Que esperar de QUARTARARO em 2025? O dilema de MOTORES na MotoGP e a PRÉVIA da FRANÇA
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.