MotoGP: Quartararo tem '99% de certeza' de que a Yamaha vai apostar tudo no motor V4 em 2026
Embora a nova moto equipada com V4 pareça ser difícil em seu desenvolvimento, o francês sugeriu que a decisão sobre a máquina de 2026 já foi tomada
Foto de: Qian Jun / MB Media via Getty Images
O principal piloto de fábrica da Yamaha, Fabio Quartararo, espera estar correndo com a moto equipada com o novo motor V4 da Yamaha durante toda a temporada 2026 da MotoGP - apesar da preocupante falta de ritmo do protótipo em sua última corrida.
Enquanto Quartararo e o restante dos pilotos de corrida da Yamaha ainda estão competindo com os quatro cilindros em linha da empresa japonesa, a fábrica vem desenvolvendo o V4 em paralelo. O piloto de testes Augusto Fernández fez sua primeira aparição em uma corrida em Misano, em setembro, e novamente em Sepang, no mês passado.
A motocicleta mostrou uma nítida falta de progresso entre o primeiro e o segundo evento, com Fernández parecendo não estar convencido de seu potencial após o fim de semana na Malásia.
Embora a Yamaha não tenha se comprometido oficialmente com a V4 para 2026 - o único ano em que a motocicleta seria válida para corridas antes das mudanças radicais nas regras que ocorrerão em 2027 - ela está investindo pesado no projeto. Como o último fabricante da MotoGP a explorar a rota V4, o próximo ano também será uma oportunidade de aprendizado enquanto trabalha na máquina V4 para 2027.
Falando antes do GP de Portugal deste fim de semana, Quartararo sugeriu que a decisão sobre a moto de 2026 da Yamaha já estava tomada.
Perguntado se estava 100% certo de que pilotaria a V4 na próxima temporada, o campeão de 2021 disse: "Para mim, pelo que entendi, sim. Para mim, é 99% 'sim'".
Augusto Fernandez a bordo da V4 em Sepang
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Perguntado se a Yamaha poderia dividir seus esforços entre os dois layouts de motor diferentes, entre as equipes de fábrica e Pramac, na próxima temporada, Quartararo também foi claro.
"Não", ele respondeu. "Quero dizer, o 99% é porque talvez o V4 tenha menos desempenho do que o quatro em linha. E talvez os pilotos peçam o quatro em linha. Mas essa é a decisão da Yamaha. Mas o que eu entendo é que correremos com o V4".
Apesar das aparentes dificuldades em torno do projeto V4, o francês se conteve em repetir suas críticas rotineiras à Yamaha. O teste decisivo de Quartararo a bordo do novo protótipo está chegando logo após a final de Valência no próximo fim de semana - e é uma data vista como crucial para o futuro de uma relação piloto-fábrica que está no limite.
Perguntado se havia conversado muito com Fernández ou se havia passado algum tempo analisando os dados do espanhol até o momento, Quartararo ofereceu apenas uma resposta ponderada à Yamaha.
"Sim, eu conversei com Augusto. Na verdade, em Sepang, eu lhe dei um dos meus braços oscilantes para que ele testasse. Porque eles tinham algumas vibrações e precisavam ver um pouco como ele estava se saindo com o braço oscilante".
"Foi um pouco melhor, mas é claro que, como os resultados mostram, ele ainda está longe. Acho que, mais do que [eu olhar para] seus dados, são os engenheiros que precisam entender exatamente o que precisam fazer para diminuir a diferença".
Em uma coletiva de imprensa separada antes do GP de Portugal, o piloto da Pramac, Jack Miller, mostrou-se positivo em relação ao V4, observando que apenas uma máquina está coletando dados até o momento. Ele disse que a Yamaha estava trabalhando para ter um quarteto de V4s prontas para o teste de Valência, o que significa que toda a frota de pilotos titulares pode testá-las em paralelo.
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.