MotoGP: Quartararo testará V4 da Yamaha em Barcelona na segunda-feira

Gigante japonesa trabalha no desenvolvimento da nova unidade com o objetivo de melhorar a competitividade e manter o astro francês na equipe para além de 2026

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Campeão mundial da MotoGP em 2021, o francês Fabio Quartararo finalmente vai testar o motor V4 que a Yamaha desenvolve para uso na classe rainha. O piloto testará a nova maquinaria na segunda-feira, em Barcelona, após a disputa do GP da Catalunha neste fim de semana.

O editor recomenda:

O anúncio vem depois de a Yamaha confirmar que seu piloto de testes espanhol Augusto Fernández correrá com a M1 equipada com o motor V4 no GP de San Marino, em 14 de setembro. Quartararo e seu companheiro espanhol Álex Rins testariam o V4 após a etapa italiana, mas os planos foram adiantados.

"Todo mundo está me perguntando. No final, todo mundo sabe. Não é mais um segredo. Sim, vamos testar o V4", disse Quartararo nesta sexta-feira, quando ficou a 0s003 de avançar diretamente ao Q2 da classificação para a etapa catalã, que realiza o quali e a corrida sprint neste sábado.

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images

Na quinta-feira, após sua chegada a Barcelona, ele insistiu que a fabricante japonesa precisava acelerar o ritmo de trabalho com o V4, já que planeja apresentar a moto com a nova especificação de motor para 2026. "A Yamaha sabe que está vários meses atrasada no desenvolvimento do motor V4", afirmou ele.

No teste privado de segunda-feira, a Yamaha e sua rival Honda dividirão a pista da Catalunha. O circuito espanhol foi o mesmo local onde Fernández colocou a primeira versão da nova M1 na pista há alguns meses, embora a moto tenha sido ajustada desde então. Os dados que a Yamaha coletará na segunda-feira ajudarão os engenheiros a avaliar o progresso da motocicleta nos últimos meses, fundamentais para o projeto de 2026 -- o próximo ano é o último do atual conjunto de regras da MotoGP, na era 1000cc.

Nesta segunda-feira, a Yamaha tem dois objetivos principais, que estão inter-relacionados: levar seu protótipo um passo adiante em termos de desempenho e esperar que as melhorias convençam Fabio a renovar seu contrato para além da próxima temporada.

Quem PODERIA 'DAR UM CALOR' em MÁRQUEZ? V4 da YAMAHA VAI À PISTA! O que ESPERAR? Moto1000GP e BRMX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior MotoGP: Venda da Tech3 a grupo liderado por Gunther Steiner é oficializada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros