MotoGP - Quartararo: Yamaha avançou mais nos últimos meses do que em cinco anos
Fabricante japonesa tem se destacado nos testes da pré-temporada com a versão mais recente da moto M1
![Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/YMd9JVl2/s1000/fabio-quartararo-yamaha-factor.jpg)
Fabio Quartararo acredita que a equipe de MotoGP da Yamaha deu um passo maior no desempenho durante a pausa intertemporadas do que nas cinco temporadas anteriores combinadas.
Quartararo está entre os pilotos mais rápidos do pelotão desde que o primeiro teste oficial de pré-temporada da MotoGP começou em Sepang, na quarta-feira (5).
Embora inicialmente essa velocidade tenha sido atribuída à vantagem que ele e a Yamaha obtiveram graças à participação em um shakedown de três dias no teste na Malásia, rapidamente ficou claro que o ritmo que eles estavam mostrando era genuíno.
O francês foi o único piloto a ficar entre as Ducatis quando o teste terminou na sexta-feira (7), terminando como o terceiro mais rápido e apenas 0,231s atrás de Álex Márquez na moto líder da Gresini.
A melhor volta de Quartararo foi 1m56s724, que se compara favoravelmente ao esforço de 1m57s592 que ele produziu para se classificar em oitavo lugar para o GP da Malásia há apenas quatro meses, em novembro.
O piloto de 25 anos afirmou que essa melhoria no tempo de volta excedeu os ganhos que a Yamaha havia obtido anteriormente desde 2019.
"Minha volta mais rápida foi na classificação do ano passado, que foi de [1min]57s5, então acho que a diferença é de mais de oito décimos", explicou.
"O que eu estava dizendo é que, de 2019 a 2024, melhoramos seis décimos, e de 2024 a 2025, melhoramos oito décimos".
![Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing](http://cdn.motorsport.com/images/mgl/2jXPdAP6/s1000/fabio-quartararo-yamaha-factor.jpg)
Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"É claro que podemos ficar felizes. Precisamos manter a calma, é apenas um teste, mas acho que está muito bom".
"No ano passado, no teste, Pecco [Bagnaia] fez 56s6, que é mais ou menos o tempo de volta que fiz este ano. Acho que podemos ficar muito felizes".
Quartararo conquistou a pole position em Sepang em 2019, liderando uma Yamaha 1-2 na qualificação com um tempo de 1m58s303.
Comparando isso com seu tempo de qualificação de 1m57s592 do ano passado, a Yamaha fez uma melhoria de pouco mais de sete décimos em cinco anos, um pouco maior do que a estimativa do próprio Quartararo.
No entanto, isso ainda é menos do que o salto que a Yamaha deu nos últimos quatro meses, confirmando a afirmação do francês.
Quartararo também ficou impressionado com o ritmo de longa duração da M1 aprimorada nos testes, embora tenha admitido que as motos dos pilotos de fábrica da Ducati, Marc Márquez e Francesco Bagnaia, ainda estão um pouco à frente.
"Tive que dar seis voltas com uma configuração e seis voltas com outra configuração com pneus novos. Foi bom. Não foi como Marc, que fez quase 56, 57 voltas [com configurações] médias-altas, 58 voltas muito, muito baixas".
"Acho que é preciso considerar que no ano passado estávamos em P11, P12 aqui e agora estamos olhando para o ritmo de Marc, Pecco e Álex, que são os mais rápidos por aqui".
"Acho que a diferença é muito grande, mas estou muito feliz com o tempo de volta que fiz, especialmente porque não foi apenas uma volta e pronto, [o ritmo de corrida longa também foi bom]".
O ritmo de corrida sempre foi um ponto forte da Yamaha, mas Quartararo costumava se classificar muito atrás em 2024 para tirar o máximo proveito disso.
"O [ritmo] de uma volta no ano passado foi o maior problema, porque sempre começamos muito rápido e era difícil para nós ultrapassar".
"Agora mesmo, antes de fazer meu primeiro ataque de tempo, eu sabia que faria 1m56s. Mas, no ano passado, o problema era que você colocava um pneu novo e não sabia o tempo de volta que iria fazer".
"Mas o ritmo da corrida nunca foi realmente o problema, o problema foi começar na 15ª posição, era impossível ultrapassar. Mas nosso motor também está um pouco mais rápido, então veremos nas primeiras corridas como vamos nos sair".
ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ROSSI 'ALERTA' BAGNAIA sobre MÁRQUEZ e TUDO sobre a PRÉ-TEMPORADA da MOTOGP!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.