MotoGP realizará teste com equipes antes da primeira corrida
Chefe da KTM confirmou ao Autosport / Motorsport.com que um novo teste será realizado antes do início da temporada 2020, impactada pelo Covid-19
O campeonato 2020 da MotoGP teve as primeiras corridas do calendário com suas datas mexidas, enquanto ainda há uma expectativa de que os GPs da Espanha, França e Itália também sejam cancelados ou adiados devido à piora da situação do Covid-19 na Europa.
Enquanto o GP da Catalunha, marcado para o início de junho, seja considerado uma data provável para o início da temporada, isso significa também que os pilotos ficariam três meses longe das pistas.
Como resultado, o chefe da equipe KTM, Pit Beirer confirmou que foram realizadas discussões com a Dorna Sports, dona da MotoGP, sobre fazer um teste em Barcelona - ou no circuito que realizar a etapa inaugural - uma ou duas semanas antes da corrida.
"Isso já está planejado", disse Beirer ao Autosport / Motorsport.com quando perguntado sobre a possibilidade de fazer um teste antes do início da temporada. "Isso é muito importante porque não podemos colocar os pilotos nas motos e pedir que eles entreguem o seu melhor nessa situação".
"Certamente será um grande teste. E aí começaremos a temporada novamente".
A Dorna e a FIM foram dos órgãos mais proativos durante esse período conturbado, com inúmeras modificações no calendário, após o adiamento das quatro primeiras etapas. Beirer considerou a comunicação com a Dorna e a FIM como "excelente", mas admite que as mudanças constantes no calendário foram "absurdas" no clima atual.
"A comunicação tem sido excelente", disse. "O presidente da FIM [Jorge Viegas] sempre estava disponível para mim, assim como a Dorna. Tivemos muitas conversas. É perfeitamente natural para nós tentarmos seguir com o programa. Mas, me irritaram as mudanças diárias no calendário: acho absurdo, porque todos sabíamos que não era possível começar".
"Em um segundo momento, concordamos que os calendários não devem ser tratados a cada etapa, mas que o melhor é esperar termos uma solução completa. Temos que sentar juntos na mesa; promotores, organizadores e montadoras".
"Agora, temos que ser realistas. Se olharmos para a Itália, onde amamos correr - porque temos convidados e amigos presentes - as dificuldades que eles estão enfrentando no momento estão chegando a nós, então não precisa mexer no calendário agora. O vírus já mostrou que não precisa de um mapa".
GALERIA: Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor
VÍDEO: Filmes e séries de automobilismo para ver na quarentena do coronavírus
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.