MotoGP rejeita nova chicane e usa traçado da F1 na Catalunha
Após treinos livres, MotoGP descarta utilização de nova chicane e volta a utilizar traçado da Fórmula 1, adotado após a morte de Luis Salom

No GP da Catalunha de 2016, a MotoGP adotou o traçado utilizado pela Fórmula 1 após o acidente que tirou a vida de Luis Salom, nos treinos livres da Moto2. As motos passaram a utilizar a chicane que antecede a reta dos boxes, além da curva 10 mais fechada.
A adoção do traçado utilizado pela F1 era vista como uma medida provisória e uma nova chicane foi construída após a curva 13 para a MotoGP. Entretanto, os pilotos criticaram a nova chicane.
Para Maverick Viñales, a nova chicane é "perigosa" e Jorge Lorenzo se mostrou preocupado com a segurança, mas revelou ceticismo quanto a possíveis mudanças.
"Não creio que eles mudem algo", disse Lorenzo. "Apenas esperamos que nada aconteça." Valentino Rossi, entretanto, disse crer que a categoria poderia voltar para o traçado utilizado pela F1, já que os pilotos se mostraram favoráveis à medida.
Após a reunião dos pilotos no fim da tarde desta sexta-feira (8), então, a nova chicane foi descartada e o restante do final de semana na Catalunha será feito com o traçado da F1, utilizado na prova do ano passado, vencida por Rossi.
Márquez perde melhor volta do TL2
Marc Márquez perdeu a melhor volta registrada no segundo treino livre, embora a segunda melhor volta do espanhol ainda tenha garantido a ele a melhor marca do dia.
O tempo de Márquez - 1min44s295 - foi cancelado porque o piloto não aliviou a velocidade em trecho de bandeira amarela. Com isso, o piloto da Honda ficou com 1min44s478, ainda assim 0s222 mais veloz do que Jorge Lorenzo, o segundo colocado.
Tito Rabat também foi punido pela mesma razão de Márquez, mas caiu de sexto para 20º na classificação do TL2.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.