MotoGP: Yamaha confirma Augusto Fernández como piloto de testes
Piloto participará de várias corridas de wild-card e será nomeado se um dos quatro pilotos titulares tiver que ser substituído
Augusto Fernández foi confirmado pela Yamaha como piloto reserva depois de ter sido alvo de diversos rumores nos últimos quatro meses na MotoGP. Depois de duas temporadas complicadas na Tech 3 KTM, o campeão da Moto2 em 2022 foi visto na garagem da equipe durante o teste de Barcelona.
"Estou muito feliz e encantado por me juntar à Yamaha no papel de piloto de testes para 2025", declarou Fernández.
"É uma grande honra me juntar à família Yamaha e gostaria de agradecer a todos que tornaram isso possível. Vou dar o meu melhor neste incrível projeto para ajudar a Yamaha a recuperar o lugar que merece".
Fernández se junta a uma equipe de testes reforçada para 2025, uma temporada que também marcará o início da parceria entre a Pramac e a Yamaha, dobrando o número de motos inscritas.
Os testes da Yamaha foram muito limitados este ano devido a uma lesão na mão e às complicações subsequentes para Cal Crutchlow, que está encarregado dos testes da marca, mas ele continuará na equipe.
Lin Jarvis, Diretor Geral da Yamaha Motor Racing para os próximos dias, está"encantado" em confirmar que Augusto Fernández estará pilotando ao lado do piloto britânico.
"O desenvolvimento da motocicleta é a prioridade para a Yamaha, pois nosso objetivo é voltar a vencer o mais rápido possível", disse Jarvis.
Augusto Fernández já foi integrado à equipe Yamaha
Foto de: Yamaha Motor Racing
"Recrutamos Augusto para ser o segundo piloto de testes da Yamaha ao lado de Cal Crutchlow. Infelizmente, Cal não conseguiu cumprir seu papel nos testes em 2024 e ficou claro que precisávamos recrutar um segundo piloto para nos ajudar a concluir todas as atividades essenciais para 2025".
Devido à sua lesão, Crutchlow também teve que renunciar aos três wild-cards que estavam planejados para 2024 e a marca só conseguiu manter dois deles, eventualmente entregando a moto a Remy Gardner, o piloto da marca no WorldSBK.
As concessões permitem que a Yamaha contrate um piloto adicional seis vezes durante o ano e, na próxima temporada, Fernández participará de "vários wild-cards", que ainda não foram definidos. Ele também será o piloto preferido caso seja necessária uma substituição.
"Nosso nível atual de desempenho nos permite tirar o máximo proveito do programa de testes", disse Jarvis. "Além dos testes, temos a ideia de inscrever até seis wild-cards, e Augusto será o piloto substituto se um dos pilotos da Monster Energy Yamaha MotoGP Team ou da Prima Pramac Yamaha MotoGP não puder disputar uma corrida em 2025".
"Essas inúmeras oportunidades devem permitir que Augusto mantenha sua velocidade de corrida enquanto participa de um intenso programa de testes".
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' DUCATI, SENNA e Diogo Moreira
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' Ducati, SENNA e Diogo Moreira
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.