MotoGP Emilia-Romagna GP

MotoGP: Yamaha explica motivos por trás de decisão 'ousada' de desenvolver novo motor V4

Marca japonesa é a única no grid com motor de quatro cilindros em linha desde a saída da Suzuki em 2022

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Conforme relatado com exclusividade pelo Motorsport.com, a Yamaha está nos estágios avançados de desenvolvimento de um novo motor para a MotoGP, passando a adotar o V4 para a categoria-rainha no lugar do atual em linha. E a chefia da marca japonesa explica os motivos por trás desta decisão ousada, já que a MotoGP passará por uma mudança radical em 2027.

Desde a saída da Suzuki da MotoGP no final de 2022, a Yamaha tem sido a única fabricante a manter um motor de quatro cilindros em linha, mas houve um impulso na marca de Iwata para colocá-la em sintonia com seus rivais.

Leia também:

Falando no GP da Emilia Romagna deste fim de semana em Misano, a Yamaha confirmou que está de fato trabalhando em um novo motor V4 com o objetivo de introduzi-lo antes dos novos regulamentos em 2027. No entanto, o chefe da equipe, Lin Jarvis, explicou que a mudança de filosofia não se deve à crença de que a unidade de quatro cilindros em linha já atingiu seu máximo.

Pelo contrário, a Yamaha quer entender melhor como um motor V4 se compara ao existente na M1 atual, já que também pretende começar cedo o desenvolvimento das motos de 2027.

Quando perguntado sobre o que motivou o desenvolvimento do motor V4, Jarvis disse ao site oficial da MotoGP: "É algo que vem de algum tempo atrás. Quando a Suzuki estava aqui, haviam dois fabricantes com o motor quatro em linha e, obviamente, os outros fabricantes com o V4".

"Nos últimos anos, vimos muitos, muitos desenvolvimentos técnicos no esporte e, é claro, a Suzuki saiu. Portanto, fomos o único fabricante que permaneceu com o motor quatro em linha. Em nossa opinião, o motor quatro em linha ainda tem muita capacidade para ser desenvolvido e aprimorado".

"Mas quando todos os seus concorrentes estão usando V4 e, como estamos de olho nos regulamentos de 2027, é importante que entendamos completamente o potencial de um V4 em comparação com o quatro em linha. Então, com base nisso, há algum tempo tomamos a decisão de iniciar o projeto".

Lin Jarvis

Lin Jarvis

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Jarvis não quis especificar quando perguntado sobre quando a Yamaha poderia estrear seu motor V4 na MotoGP. No entanto, ele disse que, se tudo correr conforme o planejado, a marca poderá testá-lo em uma moto em meados de 2025.

"O projeto está dentro do cronograma", disse ele. "Essa é provavelmente a melhor maneira de descrevê-lo. Não posso descrever onde estamos exatamente, mas estamos dentro do cronograma com nosso planejamento. O motor foi projetado e já está no banco de testes. Ainda não o colocamos em uma moto, não é o momento certo para isso, mas estamos ocupados com o desenvolvimento e o projeto. Quando estiver pronto, com os testes de durabilidade, finalmente começaremos a fazer os testes de pista".

Ele acrescentou: "Obviamente, uma de nossas expectativas é analisar e verificar que tipo de motor precisamos para 2027, mas no momento 2027 está muito longe, então precisamos começar agora. Precisamos adquirir experiência - não sabemos quando veremos o motor em uma corrida, mas os testes em pista não estão tão distantes. Com base no desenvolvimento e, esperamos, no desenvolvimento positivo, em meados do próximo ano, poderemos vê-lo na pista".

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

PÓDIO CAST debate treta eterna entre Rossi e Márquez! Prévia do segundo GP em Misano e tudo do mundo do motocross

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Márquez supera Martín e lidera TL1 para o GP da Emilia Romagna
Próximo artigo MotoGP: Michelin decide não adotar novo pneu dianteiro na temporada 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil