Últimas notícias

Rossi: Títulos perdidos me motivaram a competir até os 40

Piloto italiano fala de grande longevidade na MotoGP e cita derrotas dolorosas por campeonatos em 2006 e 2015 como razão por luta pelo décimo mundial

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Valentino Rossi disse que perder títulos da MotoGP o faz acreditar que "merece" ganhar seu décimo mundial, e isso está o ajudando a manter sua motivação até os 40 anos de idade.

Comentando o que o faz querer continuar correndo no mais alto nível depois de tantos anos, Rossi citou sua derrota em 2006 para Nicky Hayden – causada por uma queda na corrida final em Valência – como prova de que "merece" ter um oitavo título na MotoGP.

"Ganhar dez títulos é um sonho que eu ainda acredito muito, mas também é um grande pesar, porque eu mereci isso", disse Rossi em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport.

"Eu perdi dois títulos [2006 e 2015] na última corrida, e também fui vice-campeão muitas vezes [em 2000, 2014 e 2016], então minha carreira merece 10 títulos. É também por isso que eu ainda tento."

Valentino Rossi cai em Valência 2006

Valentino Rossi cai em Valência 2006

Photo by: Yamaha Motor Racing

Ele acrescentou: "Valência 2006, se eu ficasse calmo e não caísse, teria vencido. Então havia algumas coisas que eu não sabia se eram erros ou não – mudar para a Ducati, ou mudar para a Yamaha quando estava ganhando na Honda”.

"Depois aconteceu o que aconteceu no final de 2015, quando infelizmente perdi o campeonato [para Lorenzo, novamente em Valência]. Mas o erro real foi em 2006, eu poderia ter vencido."

Apesar de alta idade para o esporte, Rossi não descartou a possibilidade de assinar um novo contrato para disputar a MotoGP após 2020.

"Honestamente, eu não sei", disse o italiano quando perguntado se seu atual contrato com a Yamaha será o último. "Pode ser o último, talvez não. Estamos falando de como algo vai terminar antes mesmo de começar”.

"Tenho muito desejo e há mais dois anos. Mas também começo a pensar que eles podem ser meus últimos. Ainda não decidi."

Rossi também disse que sente grande satisfação em provar que aqueles que sentiam que ele deveria ter se aposentado há alguns anos estavam errados.

"As primeiras críticas aconteceram em 2007, quando eu já tinha ganhado cinco títulos na MotoGP. As pessoas pensaram que eu estava no final da minha carreira. Mas eu ganhei mais dois títulos e, acima de tudo, depois de mais de 10 anos, estou ainda aqui.”

"Isso me faz rir. Quando eu não vou bem em um teste, ou termino em quarto, me perguntam se tenho que parar. Parece um pouco extremo".

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing

Photo by: Gold and Goose / LAT Images

Marc Márquez, que Rossi admitiu no ano passado é uma ameaça crescente para alguns de seus recordes na MotoGP, foi perguntado recentemente se ele poderia se ver competindo até os 40 anos como seu rival.

O piloto da Honda respondeu: "claro que você quer andar com 40 anos e ainda ter motivação, mas é outra coisa andar aos 40 anos e ser um dos favoritos ao título”.

"Isso é incrível e eu gostaria de chegar aos 40 anos e ter essa motivação, mas a paixão de cada piloto é diferente. Ele abriu uma porta para os outros continuarem com essa idade."

Reportagem adicional por Matteo Nugnes

In this article
Jamie Klein
MotoGP
Valentino Rossi
Movistar Yamaha MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior KTM critica atitude “baixa” da Honda em demissão de Pedrosa
Próximo artigo Ducati: Trabalho colaborativo entre pilotos significará menos erros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros