Relato da corrida
MotoGP GP da Grã-Bretanha

Tranquilo, Viñales vence primeira; Rossi é 3º e Márquez 4º

Maverick Viñales confirmou bom rendimento da Suzuki no seco e venceu primeira na MotoGP; Valentino Rossi, em terceiro, venceu duelo contra Marc Márquez, quarto em Silverstone

Race winner Maverick Viñales, Team Suzuki MotoGP

A MotoGP viu surgir mais um novo vencedor neste domingo (4), no GP da Grã-Bretanha: Maverick Viñales venceu com tranquilidade e chegou ao primeiro triunfo da carreira na classe principal do Mundial de Motovelocidade.

A prova teve duas largadas, já que na primeira houve um acidente impressionante envolvendo Loris Baz e Pol Espargaró – ambos foram retirados da pista conscientes e encaminhados para exames adicionais. Na segunda, o piloto da Suzuki rapidamente assumiu a liderança e não foi incomodado pelos adversários. Foi o primeiro triunfo da fabricante japonesa desde o GP da França de 2007, vencido por Chris Vermuelen.

Na briga pelo campeonato, melhor para Valentino Rossi, que superou Marc Márquez após um duelo acirrado e terminou em terceiro. Com o resultado, Rossi recuperou três pontos e reduziu a desvantagem para 50 pontos na tabela - 210 a 160. Cal Crutchlow manteve a boa fase e terminou em segundo.

A corrida

Enquanto Viñales e Rossi pulavam à frente de Crutchlow, um forte acidente envolvendo Loris Baz e Pol Espargaró na aproximação para a curva 2 interrompeu a prova, já que a direção de prova acionou a bandeira vermelha.

Para a nova largada, a direção de prova decidiu que a corrida teria 19 voltas. Antes da nova prova, Tanto Baz quanto Espargaró sinalizaram que estavam bem ao serem removidos para exames médicos adicionais.

Vinte minutos depois da primeira largada, um novo procedimento de início de prova foi realizado, com as posições originais do grid, definidas na classificação. Na nova saída, Crutchlow manteve a liderança, seguido por Viñales, que superou Rossi – que ainda cairia para quarto na primeira volta.

Enquanto isso, o piloto da Suzuki superou o britânico para assumir a ponta da prova. Márquez não queria deixar Viñales se distanciar e logo partiu para cima de Cruthclow, subindo para segundo na segunda volta.

O rendimento de Viñales no início de prova era muito bom e Márquez não tinha forças para se aproximar – pelo contrário, o líder do campeonato sofria muita pressão de Crutchlow e de Rossi. A 15 voltas do fim, Rossi colocou por dentro de Crutchlow na curva 16 e subiu para terceiro.

No giro seguinte, Rossi não perdeu tempo e foi para cima de Márquez, assumindo o segundo posto e tentando abrir para buscar Viñales, que já tinha mais de dois segundos de vantagem. No entanto, Márquez seguia na cola do italiano, que não conseguia se aproximar do líder da prova.

Um pouco mais atrás, Lorenzo – longe dos melhores dias - vinha em oitavo, sofrendo pressão de Aleix Espargaró. Na disputa pelo terceiro posto, Crutchlow superou Márquez na entrada da curva 2 e começou a pressionar Rossi pelo segundo lugar. Enquanto isso, Viñales seguia tranquilo na liderança, com mais de três segundos de vantagem.

Márquez também perdeu posição para Andrea Iannone e caiu para quinto. O piloto da Ducati não sossegou e também ultrapassou Crutchlow, ganhando mais uma posição. Logo depois, a disputa foi com Rossi, que não facilitou as coisas para o compatriota. A sete voltas do fim, porém, o piloto da Yamaha não teve condições de conter o ataque de Iannone, que subiu para segundo.

Se Viñales seguia intocável na frente, a disputa pelo segundo lugar era acirrada. A cinco voltas do final, Iannone caiu sozinho na última curva e abandonou a prova. Com a queda, as atenções se voltaram para o duelo entre Rossi e Márquez pela terceira posição – quando o espanhol levou a melhor.

Para Viñales, a vida seguiu tranquila até a linha de chegada. A vitória do espanhol – a primeira na MotoGP – colocou um fim a um jejum da Suzuki, que não vencia desde o GP da França de 2007, com Chris Vermuelen.

Na ânsia de buscar o segundo lugar em cima de Crutchlow, Márquez errou a duas voltas do fim e caiu para quinto, atrás de Pedrosa. Apesar de ter conseguido superar o companheiro de equipe e terminado em quarto, o líder do campeonato foi derrotado no duelo particular com Rossi, que cruzou a linha de chegada em terceiro, logo atrás de Crutchlow

Com o resultado em Silverstone, Rossi tirou três pontos em relação a Márquez e agora a vantagem do espanhol é de 50 pontos - 210 a 160. Pedrosa terminou em quinto, com Andrea Dovizioso em sexto, Aleix Espargaró em sétimo, Lorenzo em oitavo, Danilo Petrucci em nono e Álvaro Bautista completando o top 10 em Silverstone.

Confira o resultado final:

Pos. Pontos Num. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 25 25 Maverick VIÑALES Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 39'03.559
2 20 35 Cal CRUTCHLOW LCR Honda Honda 3.480
3 16 46 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 4.063
4 13 93 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 5.992
5 11 26 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 6.381
6 10 4 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati 12.303
7 9 41 Aleix ESPARGARO Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 16.672
8 8 99 Jorge LORENZO Movistar Yamaha MotoGP Yamaha 19.432
9 7 9 Danilo PETRUCCI OCTO Pramac Yakhnich Ducati 25.618
10 6 19 Alvaro BAUTISTA Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 32.084
11 5 68 Yonny HERNANDEZ Pull & Bear Aspar Team Ducati 36.131
12 4 50 Eugene LAVERTY Pull & Bear Aspar Team Ducati 39.130
13 3 22 Alex LOWES Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 40.143
14 2 8 Hector BARBERA Avintia Racing Ducati 41.356
15 1 53 Tito RABAT Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda 41.943
16   43 Jack MILLER Estrella Galicia 0,0 Marc VDS Honda 47.610
17   45 Scott REDDING OCTO Pramac Yakhnich Ducati +1'56.177
Não completaram
    29 Andrea IANNONE Ducati Team Ducati 6 voltas
    6 Stefan BRADL Aprilia Racing Team Gresini Aprilia 17 voltas
Não largaram
    76 Loris BAZ Avintia Racing Ducati 0 voltas
    44 Pol ESPARGARO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 0 voltas

 

In this article
Gabriel Carvalho
MotoGP
Maverick Viñales
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pole, Crutchlow crê que pode ser competitivo em pista seca
Próximo artigo Após vitória, Viñales diz que “corrida parecia eterna”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros