Relato de testes

Viñales termina testes da MotoGP no Catar na frente em dia de alerta para Honda

O espanhol da Yamaha fez a volta mais rápida de toda a sessão no Catar; do outro lado, Honda liga luz amarela após Márquez andar com moto de 2019

Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing

A pré-temporada da Honda para a temporada 2020 da MotoGP foi longe de ser ideal. Após críticas públicas por parte de Cal Crutchlow e Marc Márquez sobre os problemas da RC213V em fazer curvas, hoje a situação parece ter atingido um novo patamar. Com o pouco progresso visto no Catar, a Honda pegou uma das motos de 2019 de Takaaki Nakagami para que Marc Márquez fosse à pista hoje.

Mas Márquez andou tanto com o modelo de 2019 quanto o de 2020 hoje, e a Honda não divulgou com qual das motos o hexacampeão fez sua melhor volta do dia. O espanhol foi o sétimo mais rápido, com uma volta em 1min54s145, apenas 0s090 a frente da Honda de 2019 de Nakagami.

Leia também:

Fabio Quartararo, piloto mais rápido dos testes de Sepang e líder na sessão de ontem, foi o primeiro a ir para a pista e logo marcou uma volta em 1min56s255, e logo depois abaixou para 1min55s116.

Essa marca não foi batida por mais de uma hora, antes do próprio francês abaixar sua marca para 1min45s953. Com cerca de três horas e meia para o fim do dia, Viñales tirou Quartararo da liderança, com 1min54s953, com o espanhol ainda fazendo os ajustes em sua M1 2020.

No início da penúltima hora, o companheiro de equipe de Quartararo, Franco Morbidelli, foi o primeiro piloto a fazer uma volta na casa de 1min53, com 1min53s891, quase ao mesmo tempo que o francês sofreu com um problema técnico, levando a parar sua moto na Curva 11.

Antes do fim do dia, Viñales fez mais uma saída e conseguiu fazer o tempo mais rápido dos testes do Catar, 1min53s858, para solidificar seu status como favorito para a vitória no GP do Catar no próximo mês. Morbidelli fez uma dobradinh da Yamaha, seguido por Álex Rins, da Suzuki, Quartararo e Jack Miller, da Pramac.

Joan Mir foi o sexto com a Suzuki, com Márquez, Nakagami e um surpreendente Brad Binder com sua KTM e Andrea Dovizioso fechando o Top 10. Valentino Rossi terminou o dia a 0s474 de seu companheiro de equipe, em 12º, mas uma pequena queda no final do dia interromperam seu programa.

Aleix Espargaró foi o 13º com a Aprilia, vencendo seu irmão, Pol e sua KMT e a Avintia Ducati de Tito Rabat.

Crutchlow, ainda com dores após sua queda no domingo, conseguiu melhorar sua volta para 1min54s830, mas ainda assim terminou apenas na 18ª posição, dando indicativos de que a Honda pode ter problemas ao entrar na nova temporada.

Veja imagens do último dia de testes no Catar

Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Miguel Oliveira, Red Bull KTM Tech 3
Miguel Oliveira, Red Bull KTM Tech 3
Iker Lecuona, Red Bull KTM Tech 3
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
11
In this article
Guilherme Longo
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Márquez "preocupado" com desempenho da Honda no Catar
Próximo artigo Márquez afirma que Honda encontrou o problema no último dia de testes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros