Após idas e vindas, família Zonta se encontra em Curvelo pela NASCAR Brasil
Ricardo Zonta bate roda com sobrinho Brendon em categoria que tio tem menos experiência que sobrinho

Foto de: Luciano Santos
O automobilismo é um esporte muito familiar, desde as pessoas que frequentam os autódromos, até as várias gerações que dividem as pistas ao mesmo tempo. Em Curvelo, local da etapa da NASCAR Brasil Series neste fim de semana, um encontro é especialmente marcante para a família Zonta.
O mais famoso deles, Ricardo, campeão mundial de GT e com passagem pela Fórmula 1, faz sua temporada de estreia na NASCAR Brasil, categoria em que seu sobrinho, Brendon, fez nos últimos três anos, antes de 2025.
Quando Ricardo finalmente estreou, Brendon não conseguiu continuar. Mas, neste fim de semana, Brendon conseguiu uma vaga na R.Mattheis, o mesmo time que o tio.
Falando com exclusividade ao Motorsport.com, Ricardo revelou o esforço familiar para ter Brendon no grid junto com ele.
"O Brendon já correu aqui na NASCAR Brasil três temporadas, foi campeão da Challenge e tem uma experiência muito boa. Esse ano eu, competindo aqui na NASCAR, comecei a ter uma experiência nova com o carro, que é totalmente diferente, e tentei puxar ele para voltar e correr aqui na equipe".
"Só que não tinha carro disponível, porque a procura cresceu bastante na NASCAR Brasil, os pilotos têm muito interesse em correr aqui, os patrocinadores também. E agora na Special Edition, abriu a vaga, daí na hora a gente já a segurou pra ele. É um prazer estar com ele aqui, com a família, minha irmã, meu cunhado, todos, então isso acaba sendo um final de semana mais descontraído, mas com a disputa mais acirrada ainda".
Se alguém pensa que a família Zonta se restringe apenas a Ricardo e Brendon quando o assunto é competitividade, o ‘tio’ Ricardo mostra que a família domina até esportes mais ‘calmos’ que o automobilismo.
“Toda a família da parte da minha irmã compete. O Billy disputou o campeonato aqui na Sprint, há muito tempo, e aí o Breno também correu agora nos últimos anos, o Brian correu em arrancadas. O Bradley foi para o lado do motocross, foi campeão paranaense, e agora falamos que estava muito perigoso, que era melhor ele parar com as competições de moto, e ele foi para a pesca e foi campeão brasileiro de pesca, então é muito legal, todo mundo tá sempre envolvido em competições, a competição tá no sangue da família.”
O melhor coach
Brendon é um dos pilotos mais sorridentes da NASCAR Brasil, especialmente porque finalmente podia aproveitar as vantagens de ter uma pessoa tão próxima com tamanha experiência.
“Estou há um ano parado e não ia voltar a correr este ano” revelou Brendon. “Só teríamos patrocinadores para o ano que vem, mas aí, como tivemos a oportunidade de vir para cá, com o Ricardo como companheiro de equipe, foi um momento que eu busquei voltar, para tentar uma evolução, para ter aprendizado.”
“Ter ele como tio, como um ex-piloto de Fórmula 1, por ele nos ajudar, é um coach que eu nunca tive em nenhuma temporada, então talvez esse seja um momento para dar um passo de evolução".
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.