NASCAR Brasil: De volta ao automobilismo, João Barion estreia na categoria em Curvelo
Estrela internacional do drift acelera neste final de semana em Minas Gerais

Conhecido mundialmente como fenômeno do drift, João Barion fará sua estreia na NASCAR Brasil Series pela equipe MX Vogel no próximo final de semana, entre os dias 18 e 21 de setembro, no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). Será sua primeira experiência no traçado oval, justamente na histórica prova de 100 voltas (ou tempo limite de 53 minutos + 1 volta), válida pela Special Edition 2025.
Aos 38 anos, natural de Marília (SP) e atualmente residente em Laranjal Paulista (SP), Barion coleciona uma trajetória versátil no automobilismo. Iniciou a carreira aos oito anos no kart e passou por categorias de base como Fórmula Renault, Fórmula 3 Sul-Americana e Fórmula 3000 Europeia. Após tentar uma vaga rumo à Fórmula 1, ficou afastado por uma década das competições de circuito, retornando em 2017 no drift. Desde então, se consolidou como o único brasileiro a competir nas três maiores ligas de drift do planeta, além de já ter seu nome confirmado no Mundial de Drift em outubro, reunindo mais de 35 nações.
Barion fará a estreia também em circuito oval a bordo do Ford Mustang #44. “Será minha primeira experiência tanto com a NASCAR Brasil quanto com o traçado de Curvelo. Meu objetivo é fazer uma corrida consistente para retomar as provas em circuito”, afirma Barion.
Apesar da bagagem internacional, o piloto terá um desafio inédito pela frente. “Nunca competi em um oval. O grande aprendizado será entender as estratégias de vácuo e de conservação de pneus”, destaca.
Sobre a exigência das 100 voltas, Barion admite que o tempo fora do automobilismo de circuito pode pesar. Segundo o piloto da MX Vogel, será uma prova de resistência. “É uma junção de preparo físico, mental e estratégico. Mas no meu caso, o limitador deverá ser físico”, analisa.
Para ele, o segredo da etapa está no equilíbrio: “A busca por um acerto que permita um desgaste equilibrado de pneus será determinante para manter um ritmo constante”, avalia o piloto que leva as cores da Monster Energy, Perfect Automotive, AutoZone.
Ao ser provocado a resumir o traçado do Oval de Curvelo, Barion não hesita: “Desafiador”, crava. Empolgado com a expectativa do público mineiro que promete lotar as arquibancadas, o piloto manda o recado: “quem freia mais perde”.
A VERDADE sobre a CARREIRA de DRUGOVICH | Bortoleto, HAMILTON, Hadjar na RBR | F1 com Victor Ludgero
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.