NASCAR Brasil: Lastro acrescenta novo desafio entre ‘ponteiros’
Campeonato realiza segunda etapa no dia 30 de abril, no autódromo de Interlagos
O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será palco da segunda etapa da NASCAR Brasil Sprint Race e as duas corridas marcadas para o domingo, dia 30 de abril, geram enorme expectativa, pois será imputado o “Lastro de sucesso” (peso extra) aos líderes. O item, inserido no regulamento do campeonato, que permanecerá em todas as etapas da temporada, seguem na seguinte proporção: 30 kg ao primeiro colocado, 25 kg ao segundo e 20 kg ao terceiro, em cada classe.
O peso é um fator importantíssimo no automobilismo, pois está diretamente relacionado ao desempenho ao completar uma volta. Quanto menor for o peso do veículo, mais rápido ele será. O peso total dos carros da NASCAR Brasil é de 1.100 quilos.
A NASCAR Brasil já se destaca no automobilismo brasileiro por proporcionar equilíbrio e o lastro visa potencializar esse aspecto, procurando deixar os competidores em equidade na disputa das provas. Por isso, os três primeiros colocados no campeonato das divisões PRO, PROAM e AM, carregarão este peso extra que será adicionado ao carro pela organização, conforme a pontuação no campeonato ao final de cada etapa.
Diogo Moscato, líder da PRO, soma 40 pontos e computou dois pódios na segunda posição. “Será um desafio extra que terei que enfrentar em Interlagos e espero que para o resto da temporada. Vai ser bem chato, já que é uma pista que gosto bastante, mas espero me sair bem, mesmo com esse peso a mais”, afirmou o piloto de Salvador (BA) que comanda o carro #54.
A dupla paranaense Brendon Zonta e Rômulo Molinari (#07) soma 39 pontos na classe AM: “O lastro será uma grande novidade, deste modo não sabemos dizer o quanto vai prejudicar, mesmo assim acredito que possamos fazer um bom trabalho, dá pra superar com muita dedicação nos treinos e sabedoria na hora das corridas”, garantiu Molinari que faz a sua temporada de estreia.
Para Brendon, quarto colocado da segunda corrida na categoria, o sistema de lastro vai trazer ainda mais emoção para a prova. “Tivemos um ótimo começo de campeonato e, justamente por isso, sabemos que daqui para frente só irá ficar mais difícil, por ter pilotos com muita experiência em Interlagos”, mencionou o piloto. “O lastro por um lado é ruim, porque o circuito tem características com algumas subidas, mas por outro lado é isso que todo piloto que é competitivo quer, que é de andar na frente, assim será um desafio bem interessante para manter a nossa vantagem na tabela de classificação”, enfatizou o curitibano.
Léo Reis, que divide o carro #12 com Rafa Reis, disse que os irmãos estão ansiosos para voltar às atividades no final do mês. Os paranaenses são líderes na PROAM, com uma pole, um terceiro e uma vitória, registrando 45 pontos na tabela de classificação e estão empatados com Luan Lopes (#98).
“É uma boa forma de tentar equilibrar mais o campeonato, claro que em uma categoria tão disputada e com carros iguais a todos os pilotos, esse lastro vai fazer diferença, mas se estamos levando a carga extra de 30 kg é por um bom motivo”, declarou Léo.
Para Rafa Reis, a expectativa é manter a regularidade no campeonato. “Correndo em dupla, vamos procurar uma média nas duas corridas", apontou. "Eu vejo como uma forma de todos terem chance de brigar pelo top 5 e de deixar a categoria mais competitiva, mas a dedicação será trabalhar para uma boa pontuação, terminar as disputas sempre bem independentes do lastro que carregamos. É sempre divertido brigar pelo topo da NASCAR Brasil”, concluiu.
O Motorsport.com transmite todas as emoções da NASCAR Brasil.
Classificação do campeonato, após duas corridas:
PRO
1) #54 Diogo Moscato, 40 pontos
2) #46 Vitor Genz / Rapha Teixeira, 35
3) #9 Arthur Gama, 31
4) #2 Guga Lima, 30
5) #3 Beto Monteiro / Alex Seid, 26
6) #11 Rafa Dias, 26
7) #27 Rodrigo Sperafico / Lucas Mendes, 12
8) #1 Julio Campos / Léo Torres, 8
PROAM
1) #32 Léo Reis / Rafa Reis, 45 pontos
2) #98 Luan Lopes, 45
3) #72 Lourenço Beirão/ Giovani Girotto, 22
4) #57 Fe Tozzo / João Bortoluzzi, 22
5) #87 Jorge Martelli, 22
6) #80 Rafael Seibel, 22
7) #20 Guilherme Backes, 16
8) #4 Pedro Bürger / Cayan Chianca, 16
AM
1) #07 Rômulo Molinari / Brendon Zonta, 39 pontos
2) #42 Fernando Nakamura, 36
3) #78 Léo Yoshii, 33
4) #8 Alexandre Kauê, 30
5) #12 Edson Reis, 24
6) #0 Henry Couto, 20
7) #59 Cassiano Lopes / Dorivaldo Gondra Jr., 20
8) #31 Roberto Possas, 0
A bronca de Hamilton com a Mercedes: como 'cockpit adiantado' atrapalha o heptacampeão na F1 2023
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.