Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

ANÁLISE F1: Por que suspensão push-rod é 'tendência' nos carros de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Por que suspensão push-rod é 'tendência' nos carros de 2026?

F1: Desenvolver novo carro foi como "montar um avião durante o voo", explica Stella

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Desenvolver novo carro foi como "montar um avião durante o voo", explica Stella

Pedro Lima anota top 5 em treino da F4 Winter Series no Algarve

Geral
Geral
Pedro Lima anota top 5 em treino da F4 Winter Series no Algarve

ANÁLISE: Como a Ducati 'mandou um recado' aos rivais no teste de Sepang da MotoGP

MotoGP
MotoGP
Pré-temporada de Sepang
ANÁLISE: Como a Ducati 'mandou um recado' aos rivais no teste de Sepang da MotoGP

F1: Por que velocidade de aproximação não é mais uma grande preocupação em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que velocidade de aproximação não é mais uma grande preocupação em 2026

Programação da Globo para os testes no Bahrein da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Programação da Globo para os testes no Bahrein da F1

Jacoby disputa etapa de Abu Dhabi da ALMS em busca do título

Endurance
Endurance
Jacoby disputa etapa de Abu Dhabi da ALMS em busca do título

Chefe, diretores, engenheiros... conheça os principais nomes das equipes da F1 em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe, diretores, engenheiros... conheça os principais nomes das equipes da F1 em 2026

NASCAR Cup: Stewart-Haas fechará portas após temporada de 2024

A declaração desta terça-feira não mencionou as quatro licenças para inscrever carros que Haas e Stewart possuem atualmente na Cup; saiba no Motorsport.com

Chase Briscoe, Stewart Haas Racing, Mahindra Tractors Ford Mustang, Ryan Preece, Stewart Haas Racing, HaasTooling.com Ford Mustang

A Stewart-Haas Racing encerrará suas atividades no final da temporada 2024 da NASCAR Cup Series. Nesta terça-feira, os coproprietários da equipe, Gene Haas e Tony Stewart, divulgaram uma declaração conjunta explicando sua decisão de encerrar a organização após 15 anos.

"Tomamos a difícil decisão de encerrar a Stewart-Haas Racing no final da temporada 2024. É uma decisão que não foi fácil, nem rápida. Automobilismo é um esporte que exige muito trabalho e humildade. Exige um compromisso inabalável e vastos recursos, com uma mentalidade de 365 dias para ser melhor do que todos os outros. Isso é parte do que torna o sucesso tão gratificante", começou o comunicado.

O editor recomenda:

"Mas o compromisso necessário para extrair o máximo de desempenho e, ao mesmo tempo, proporcionar sustentabilidade é incrivelmente exigente, e chegamos a um ponto em nossas respectivas vidas pessoais e profissionais em que é hora de passar a tocha."

"Estamos orgulhosos de todas as vitórias e campeonatos que conquistamos desde que nos unimos em 2009, mas ainda mais especial é a cultura que construímos e as amizades que fizemos ao nos comprometermos com uma causa comum -- vencer corridas e colecionar troféus. Esse é o mesmo compromisso que assumimos com nossa equipe, nossos parceiros e nossos fãs ao entrarmos neste ano, e esse compromisso permanecerá até o final da temporada em Phoenix."

"Temos um enorme respeito e apreço por todos os nossos funcionários e trabalharemos diligentemente para ajudá-los durante essa transição a encontrar novas oportunidades após a temporada de 2024", completou o comunicado.

E as 4 'entradas' da equipe?

A declaração desta terça-feira não mencionou as quatro licenças para inscrever carros que Haas e Stewart possuem atualmente na Cup Series

Os contratos, do início da temporada 2016, garantem a participação de uma equipe em todas as 36 corridas que distribuem pontos a cada ano e estabelecem um pagamento mínimo garantido para cada corrida. No entanto, o atual contrato das franquias da Cup Series expira no final deste ano e ainda não há um novo acordo. Isso significa, em essência, que não há inscrições para a Stewart-Haas Racing vender até que se chegue a um acordo.

Desde que as franquias foram introduzidas, seu valor aumentou mais de 10 vezes. A Spire Motorsports comprou o contrato da Live Fast Motorsports por cerca de US$ 40 milhões (cerca de 206 milhões de reais na cotação atual) ano passado. Há algum tempo, o futuro da Stewart-Haas tem sido alvo de incertezas.

Outrora uma força dominante na Cup Series, a Stewart-Haas não conseguiu vencer corridas da categoria em quase dois anos. Quando Kevin Harvick e Aric Almirola se aposentaram da competição em tempo integral no final do ano passado, os principais patrocinadores, Busch Beer e Smithfield, também saíram.

A equipe entrou na temporada 2024 com quatro jovens pilotos que somam apenas um triunfo na Cup. Embora tenha mostrado uma ligeira melhora geral em comparação com o ano passado, a equipe ainda não está nem perto de onde se espera que uma operação com quatro carros esteja.

A Joe Gibbs Racing e a Hendrick Motorsports são as únicas outras equipes que possuem quatro carros. Ambas venceram várias corridas e ocupam sete das oito primeiras posições na classificação do campeonato. O piloto mais bem colocado da Stewart-Haas é Chase Briscoe, em 16º lugar.

A notícia não deixa claro o futuro de Briscoe, bem como de seus companheiros Noah Gragson, Josh Berry e Ryan Preece. Há também dúvidas sobre o futuro dfe chefes de equipe veteranos, especialmente Rodney Childers, que obteve 40 vitórias no pit box, conquistando a maior parte dos triunfos da equipe com Harvick. Anteriormente, ele conduziu a Michael Waltrip Racing à sua primeira vitória com David Reutimann em 2009, bem como à sua última glória, com Brian Vickers em 2013.

A Stewart-Haas tem 69 vitórias na Cup e visitou a Victory Lane pela última vez com Harvick em Richmond em agosto de 2022. Tony Stewart deu à equipe seu primeiro título em 2011, enquanto Harvick conquistou o segundo título da equipe em 2014.

A queda para a Stewart-Haas tem sido impressionante. A equipe venceu 26 corridas entre 2018 e 2020, ganhando apenas quatro nas três temporadas seguintes. Em 2020, seus quatro pilotos chegaram aos playoffs. Em 2023, três de quatro equipes não se classificaram. Harvick foi o único piloto a avançar ano passado, mas foi eliminado após a primeira rodada.

Dúvidas persistentes

A saída do time também deixa um 'buraco' significativo para a Ford na Cup. A escuderia mudou da Chevrolet para a Ford a partir da temporada 2017 e se tornou uma das organizações mais bem-sucedidas da marca azul. O contrato atual da equipe com a Ford já tinha expiração no fim de 2024.

O esquadrão também tem dois carros na Xfinity Series, com Cole Custer e Riley Herbst como pilotos. Um porta-voz disse que o programa Xfinity deve continuar em 2025 de alguma forma, mas não como uma entidade da Stewart-Haas.

Custer, 26 anos, venceu o campeonato da Xfinity em 2023 e continua na disputa novamente este ano. Herbst, 25 anos, conquistou sua primeira vitória na categoria no ano passado, pela equipe, e continua na briga pelos playoffs nesta temporada.

Newey NÃO VAI À FERRARI e 2 EQUIPES estão MAIS PERTO de contratá-lo: REVIRAVOLTA IMPORTANTE na F1!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast Motorsport.com debate: Verstappen e RBR ameaçados em 2024?

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior NASCAR: Chuva abrevia 600 Milhas de Charlotte, dá vitória a Bell e frustra Larson
Próximo artigo NASCAR: Cindric vê Blaney com pane seca na última volta e vence em Gateway

Principais comentários

Últimas notícias