NASCAR: Jimmie Johnson terá vaga garantida na Daytona 500 2026 através da regra usada por Castroneves em 2025
Heptacampeão da categoria fará sua 23ª participação no evento mais importante da NASCAR
Aproveitando a regra da Isenção Provisória Aberta, o heptacampeão da NASCAR Cup Series, Jimmie Johnson, terá uma vaga garantida na 68ª edição da Daytona 500.
A Isenção Provisória Aberta, criada há um ano, pode ser utilizada por equipes não-charteadas com pilotos de nível internacional para garantir uma vaga no grid em qualquer corrida em que o número de participantes ultrapasse o máximo permitido (40). O uso da IPA por Johnson garante um grid de 41 carros para a abertura da temporada no próximo mês.
Ao optar pela vaga garantida, Johnson não ganhará nenhum prêmio em dinheiro, nem disputará por pontos no evento. A regra evoluiu ao longo do último ano e, anteriormente, um piloto podia tentar se classificar por conta própria e, em seguida, recorrer à IPA, se necessário. Isso não é mais o caso, o que significa que ainda há quatro vagas abertas no grid e, com Johnson contando com a IPA, haverá 41 largadas.
A IPA só foi usado uma vez antes, quando o tetracampeão da Indy 500 Helio Castroneves e a equipe Project 91 Trackhouse Racing recorreram a ela na Daytona 500 do ano passado.
Johnson pilotará o Toyota nº 84 da Legacy Motor Club como companheiro de equipe de Erik Jones e John Hunter Nemechek. O membro do Hall da Fama da NASCAR é bicampeão da Daytona 500, tendo vencido a prova em 2006 e 2013.
Johnson se aposentou das competições em tempo integral após a temporada de 2020, mas desde então fez algumas aparições como piloto/proprietário na Legacy. No ano passado, ele escapou de um acidente violento na última volta e conquistou o terceiro lugar na Daytona 500.
F1 2026 chegou! O que esperar do NOVO CARRO? MERCEDES favorita? Hamilton pressionado? BORTOLETO, GLOBO e +
Ouça versão áudio do Podcast Motorsport.com:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários