Steve Phelps renuncia ao cargo de Comissário da NASCAR antes do início da temporada de 2026
Função será redistribuída entre diversos executivos da categoria; Phelps vinha sendo criticado no paddock em meio ao processo antitruste da 23XI/FRM
NASCAR President Steve Phelps
Foto de: James Gilbert - Getty Images
Power shift
Power shift
A NASCAR deve passar por uma reestruturação importante antes do início da temporada 2026, com a perspectiva de renúncia de Steve Phelps do cargo de Comissário da categoria nos próximos dias, com a função sendo distribuída entre outros executivos.
Phelps se tornou o primeiro comissário da NASCAR em março de 2025, depois de trabalhar anteriormente como presidente da categoria desde 2018. No entanto, ele deixará esse cargo no final de janeiro, e a NASCAR não planeja substituir a função de Comissário por enquanto.
Em vez disso, suas funções serão compartilhadas por outros executivos existentes. Quanto ao motivo pelo qual não haverá outra pessoa nomeada para o cargo de Comissário, a NASCAR disse que essa mudança "ocorre durante um período de estabilidade com uma equipe de liderança excepcional que garante a continuidade da visão estratégica e da execução crítica da NASCAR".
A NASCAR também considerou uma "decisão pessoal" a saída de Phelps, que divulgou a seguinte declaração:
"Como fã de corridas por toda a vida, tenho imenso orgulho de ter sido o primeiro comissário da NASCAR e de ter liderado nosso grande esporte em meio a tantos desafios, oportunidades e novidades incríveis ao longo dos meus 20 anos", disse Phelps.
"Nosso esporte é construído com base na paixão de nossos fãs, na dedicação de nossas equipes e parceiros e no compromisso de nossos maravilhosos funcionários. Foi uma honra ajudar a sintetizar o entusiasmo das partes interessadas de longa data da NASCAR com o de novos participantes do nosso ecossistema, como parceiros de mídia, fabricantes de automóveis, operadores de pista e incríveis talentos de corrida".
Steve Phelps, Comissário da Nascar
Foto de: Sean Gardner / Getty Images
"Ao embarcar em novas atividades no esporte e em outros setores, quero agradecer aos muitos colegas, amigos e, principalmente, aos fãs que desempenharam um papel tão importante e motivador na minha carreira. Não há palavras para expressar totalmente o profundo apreço que tenho por essa experiência que mudou minha vida, pela confiança da família France e por ter um lugar na incrível história da NASCAR".
Não foi dado nenhum motivo para sua saída e ele foi elogiado em todo o comunicado à imprensa, mas Phelps não tem sido o homem mais popular no paddock nos últimos meses.
Ele foi duramente criticado por alguns comentários polêmicos que surgiram durante o processo antitruste 23XI/FRM vs. NASCAR, que terminou com um acordo no meio do julgamento. Em documentos não divulgados que mostravam mensagens entre os líderes da NASCAR, Phelps chamou o antigo proprietário da equipe, Richard Childress, de "caipira estúpido" e sugeriu que ele precisava ser açoitado.
Isso provocou uma condenação generalizada e, no meio do julgamento, o CEO da Bass Pro Shops, Johnny Morris, publicou uma carta contundente em defesa de Childress e deu a entender que gostaria de ver Phelps afastado de seu cargo.
Falando sobre sua saída, o presidente e CEO da NASCAR, Jim France, disse: "Steve será lembrado para sempre como um dos líderes mais impactantes da NASCAR. Durante décadas, ele trabalhou incansavelmente para emocionar os fãs, apoiar as equipes e executar uma visão para o esporte que proporcionou a todos nós alguns dos melhores momentos em nossos quase 80 anos de história".
"Foi uma honra trabalhar ao lado dele para alcançar o impossível, como ser o primeiro esporte a retornar durante a Covid, ou para realizar o inimaginável, lançando novas corridas no LA Memorial Coliseum e a primeira corrida de rua da NASCAR no centro de Chicago. Steve deixa a NASCAR com um legado transformador de inovação e colaboração com uma mentalidade de crescimento implacável".
MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Watch: MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Principais comentários