WEC: Lamborghini põe fim ao projeto de hipercarros após dois anos
Apesar da decisão, a marca afirmou que o "automobilismo continua sendo parte do DNA" da empresa

Depois de dois anos desenvolvendo hipercarros para a IMSA GTP, a Lamborghini suspendeu o projeto e não estará no grid com o protótipo SC63 na próxima temporada. A fabricante italiana justificou a decisão, que diz respeito principalmente à sua participação nas etapas de endurance com um carro inscrito pela Riley Motorsports, com uma "reorientação estratégica de suas atividades esportivas" .
No inverno passado, a Lamborghini já havia encerrado seu programa WEC Hypercar, onde o SC63 não será visto até 2024, e desde então descartou em grande parte qualquer possibilidade de retorno. Agora é certo que o SC63 não correrá em 2026. Embora nada além disso tenha sido decidido ainda, a marca até sugere que este pode ser simplesmente o fim de sua aventura LMDh.
A fabricante concentrará seus esforços no próximo ano em seus outros programas, principalmente no novo Temerario GT3, apresentado em julho para um lançamento de competição para clientes planejado para 2026, bem como na versão Super Trofeo prevista para 2027.
Após o fim de sua parceria com a Iron Lynx, que havia permitido uma temporada completa no WEC com um carro e participação em quatro eventos da IMSA em 2024, a Lamborghini teve que financiar totalmente a campanha de 2025.
Riley foi contratado como prestador de serviços técnicos para gerenciar as operações do carro, mas assumir um programa de fábrica nunca esteve nos planos. A Lamborghini não escondeu que, sem um novo parceiro até 2026, o programa não poderia continuar.
A evolução dos regulamentos do WEC, que desde este ano impõem um mínimo de dois carros por fabricante inscritos no Hypercar, também prejudicou os planos da Lamborghini.
"As condições em que o projeto se baseou mudaram consideravelmente", afirmou a marca. "À medida que o projeto avançava, os requisitos de recursos, tanto orçamentários quanto técnicos, superaram as previsões iniciais".
Ver o SC63 LMDh, baseado em um chassi Ligier, de volta aos trilhos após 2025 parece altamente improvável. No entanto, o fim anunciado deste programa não põe em dúvida os outros compromissos da Lamborghini, que garante que o automobilismo continue sendo "parte integrante do DNA da marca" e promete "continuar a explorar oportunidades futuras".
ALÉM DOS MÁRQUEZ, QUAL O MAIOR DESTAQUE de 2025? Diogo Moreira? BAGNAIA é o PIOR DA MOTOGP? Sertões
Ouça a versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.