Últimas notícias

Coolers ajudam refrigeração de pilotos da Porsche

Com auxíliao de serpentina, pilotos da categoria se armam contra as altas temperaturas das pistas brasileiras

Coolers para refrigeração dos pilotos da Porsche

O Autódromo Internacional de Curitiba vai receber a sétima etapa da Porsche GT3 Cup no próximo sábado. A previsão do tempo não indica chuva para o dia das provas e a capital paranaense deve ter máxima de 20°, aproximadamente.

Não, este não é o boletim meteorológico. Acontece que categoria da fabricante alemã possui sistema inovador de refrigeração para seus pilotos e as altas temperaturas dos circuitos brasileiros. Dentre as nove etapas do campeonato, algumas delas são problemáticas como as duas vezes que passa por Goiânia e as últimas duas em São Paulo, já com o verão chegando na capital paulista. Mesmo sendo fator que interfere diretamente do desempenho dos carros, para o conforto do piloto da Porsche o Sol vira detalhe dos menos importantes. 

Quem observa a preparação de um Porsche para competição no galpão da categoria em São Paulo, nota que coolers, iguais aos utilizados para gelar cerveja numa praia ou piquenique no parque, estão postos no teto ou próximos aos carros. Isso não quer dizer que todos os pilotos e mecânicos estejam preparando um happy hour após as atividades. As caixas armazenam gelo para que seja acionado o sistema de refrigeração para que os pilotos não sofram com o calor da pista.

 

Coolers para refrigeração dos pilotos da Porsche
Coolers para refrigeração dos pilotos da Porsche

Photo by: Divulgacao

O cooler é levado dentro do carro, como se estivesse no carona. Nele existe uma ligação com o macacão do piloto. Este possui uma espécie de serpentina que envolve todo seu corpo, o que possibilita a passagem da água fria e assim, diminuir a temperatura do macacão e, consequentemente, do corpo do competidor, além do alívio, é claro.

 

Cooler posicionado dentro do carro da Porsche
Cooler posicionado dentro do carro da Porsche

Photo by: Divulgacao

Muitas categorias brasileiras possuem um sistema similar, mas o diferencial da Porsche são os botões de comando que fazem constantes trocas da água. O piloto aperta um pequeno botão que possibilita a troca de líquido, trazendo nova água e a temperatura mais amena ao corpo.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Piquet fala sobre acidente: “não me lembro”; veja vídeo
Próximo artigo Schneider conquista pole para primeira prova de Curitiba

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil