JP Mauro vence e Cristiano Piquet assegura o vice
Campeão da Challenge chegou a bater na primeira curva ao fazer a ultrapassagem que definiu prova
JP Mauro fechou com chave de ouro a temporada 2015 da classe Challenge da Porsche GT3 Cup. Ele venceu nesta manhã a última corrida do campeonato em Interlagos, após dividir o S do Senna com Fabio Alvez, que havia largado na pole.
Logo atrás, Cristiano Piquet tocava em Rodrigo Mello, que roda e volta em último –após a bandeirada, os comissários puniram o Porsche #8 em 20s pelo incidente.
JP , Fábio Alves, Paulo Tavares, Flávio Sampaio e Manuel Mallo eram os cinco primeiros ao término da primeira volta.
Na segunda volta Mallo e Paulo Tavares rodaram em incidentes separados. O estreante argentino foi forçado a abandonar, enquanto o estreante brasileiro voltou para a pista e partiu para uma prova de recuperação.
Cristiano Piquet e Marcio Mauro agradeceram, promovidos respectivamente a terceiro e quarto.
Com 10 minutos de prova, JP Mauro e Fábio Alves já estavam separados por 2s5 e com mais de 5s sobre o pelotão de Piquet, Marcio Mauro e Flávio Sampaio.
Se o sobrinho disparava na frente, o tio não queria deixar por menos. Atacou Cristiano na reta e exigiu boa manobra defensiva do Porsche #8 para evitar a ultrapassagem no S do Senna na volta 8.
Na volta seguinte Daniel Corrêa tracionou melhor na saída da Junção e passou Flávio Sampaio pelo quinto lugar. Mas o competidor do Porsche #65 deu o troco na freada do S do Senna, mergulhando por dentro no espaço deixado pelo maranhense.
A cinco minutos do fim novamente os holofotes ficaram com Cristiano Piquet e Marcio Mauro. A briga pelo terceiro lugar permitiu a aproximação de Flávio Sampaio e Tom Filho –que havia passado Daniel Corrêa na volta 11.
Na abertura do giro 13, a diferença entre os líderes era de menos de um segundo, mas Fábio Alves ainda não vinha perto o suficiente para atacar JP Mauro.
Já seu tio sofria assédio de Flávio Sampaio, que acabou passando no S do Senna, e depois de Tom Filho. Na volta seguinte foi a vez de Daniel Corrêa tentar no mesmo trecho, mas acabou tocando Marcio Mauro, que rodou. Tom Filho acabou prejudicado no lance, pois teve que ficar por fora e tirar o pé para evitar o acidente –isso permitiu a Paulo Tavares ganhar três posições de uma só vez.
O campeão da Challenge Sport ainda se recuperou na penúltima volta e passou Tom para receber a bandeirada em sexto no geral e primeiro na classe de entrada. Mas Daniel Corrêa também foi punido em 20s, pelo contato com Marcio Mauro, de modo que a vitória na classe de entrada e o quinto lugar no geral acabaram com o competidor do Porsche #19.
Paulo Tavares passou Flavio Sampaio no fim da reta dos boxes e protagonizou a última mudança no top5 em Interlagos, que viu a ordem na bandeirada assim: JP Mauro, Fábio Alves, Cristiano Piquet, Paulo Tavares e Flávio Sampaio.
Com as punições a Piquet e Corrêa, o resultado final ficou: JP, Fábio, Paulo Tavares, Flávio Sampaio e Tom Filho.
Confira o resultado final da prova
1. JP Mauro, 16 voltas em 27min53s654
2. Fabio Alves, a 0s694
3. Paulo Tavares, a 12s685
4. Flávio Sampaio, a 14s477
5. Tom Filho, a 17s145
6. Gonzalo Huerta, a 17s659
7. Marcio Mauro, a 18s297
8. Ramon Alcaraz, a 23s697
9. Cristiano Piquet, a 30s239*
10. The Tonny, a 33s208
11. Marcello Sarcinella, a 33s571
12. Rodrigo Mello, a 34s743
13. Daniel Corrêa, a 36s062*
14. Beto Leite, a 47s320
15. Marcello Sant'Anna, a 1min04s133
16. Sun Moodley, a 1min18s506
17. Paulo Pomelli, a 1 volta*
18. Manuel Mallo, a 14 voltas
Classificação final (com descartes):
1. JP Mauro, 217 pontos
2. Cristiano Piquet, 181
3. Elias Azevedo, 177
4. Fabio Alves, 174
5. Daniel Corrêa, 129
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.