Após título, Lucas Moraes confirma acordo com Dacia para disputar Dakar e temporadas 2026 e 2027 do W2RC
Brasileiro se junta ao programa da marca romena, que investe pesado em seu retorno ao mundo do off-road

Dias após confirmar sua saída do programa da Toyota, Lucas Moraes, atual campeão mundial de rally-raid, confirmou seu acordo com a Dacia para a disputa do Dakar e o W2RC nas temporadas 2026 e 2027, reforçando o já potente programa da marca romena.
Em 2024, a Dacia confirmou seu retorno às competições off-road, com o Rally do Marrocos de 2024 sendo o primeiro teste do Sandrier, o carro usado pela marca em seu programa. Com uma equipe formada pelo pentacampeão do Dakar e tricampeão do W2RC Nasser Al-Attiyah, o eneacampeão do WRC (Campeonato Mundial de Rally) Sébastien Loeb, e a espanhola Cristina Gutiérrez, a estreia oficial veio no Dakar 2025, com uma performance tímida,.
Porém, ao longo da temporada do W2RC, o Sandrier começou a mostrar mais performance, com Al-Attiyah vencendo o Abu Dhabi Desert Challenge e Loeb indo ao pódio nas etapas da África do Sul e de Portugal, culminando com a vitória do francês na final, no Marrocos.
Para 2026, a marca da Renault segue a estratégia agressiva, confirmando o reforço do astro brasileiro poucos dias após sua conquista do W2RC, com uma virada em cima de Al-Attiyah no último dia do Rally do Marrocos. O tricampeão do Sertões havia anunciado nesta segunda-feira (20) o fim de seu acordo com a Toyota, afirmando que "um novo capítulo estava para começar".
O Motorsport.com já havia adiantado o possível 'movimento' da Dacia no início do ano, com fontes do mercado nacional, um dos mais importantes para a Renault, conforme destaca o Motor1.com Brasil, braço automotivo da Motorsport Network no País.
“Estou extremamente feliz e orgulhoso por me juntar a The Dacia Sandriders para o Dakar e o Campeonato Mundial. É um capítulo novo e empolgante na minha carreira e estou muito motivado para representar um projeto tão ambicioso. Podemos alcançar grandes conquistas”, afirma Lucas, que terá como dupla para esse período o navegador alemão Dennis Zenz.
“Foram dois anos incríveis, que culminaram neste título. Agradeço também à Toyota Gazoo Racing, na qual vivi conquistas e experiências que mudaram minha carreira e minha vida”, completa.
“O Rally-Raid mudou muito no último ano, com a competição cada vez mais acirrada. As vitórias agora são decididas por segundos, não mais por minutos, especialmente com o sistema de Balanceamento de Performance da FIA. Para lutar pela vitória, precisávamos de uma estrutura comparável à dos concorrentes e, para isso, era essencial encontrar uma dupla capaz de corresponder a essas ambições. Lucas se destacou em desempenho estatístico, e sua personalidade foi imediatamente bem recebida por todos. O mesmo vale para Dennis”, afirma Tiphanie Isnard, chefe da equipe Dacia Sandriders.
Para a edição 2026, além do fortalecimento da Dacia, o Dakar contará com a chegada da Land Rover, que disputará o rally com uma versão de competição do Defender -- ademais, seguem no evento marcas como a própria Toyota, a Ford e a Mini (X-raid).
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.