De empresário a destaque no rally mundial: quem é Lucas Moraes, brasileiro que fez história com título do W2RC
Com 35 anos, paulistano quebrou domínio de Nasser Al-Attiyah ao conquistar o primeiro título do Mundial de Rally-Raid, considerado a 'Fórmula 1 do off-road'

Lucas Moraes
Foto de: Divulgacao
Nesta sexta-feira, o brasileiro Lucas Moraes entrou para a história do automobilismo, com a conquista do título do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), um feito inédito para o Brasil no esporte a motor.
Lucas conquistou o título em uma grande reviravolta, contornando um problemático Dakar -- considerado também uma etapa do W2RC -- com uma sequência forte e consistente, terminando as três etapas seguidas no pódio, com direito à vitória em Portugal: assim, ele chegou ao Marrocos em terceiro, com dez pontos a menos que o líder, o tricampeão Nasser Al-Attiyah, que, até então, havia sido o único campeão do W2RC desde sua criação, em 2022.
Com mais uma etapa consistente, Moraes foi aos poucos diminuindo a vantagem de Al-Attiyah, chegando ao último dia do rally precisando virar uma vantagem de cinco pontos para o príncipe do Catar, o que ele conseguiu graças à dupla disputa desta sexta-feira (17), com a última especial e o Power Stage, que distribuíram mais pontos que o normal.
O feito é inédito e coroa uma carreira de muito sucesso para o piloto paulistano de 35 anos, que também é o tricampeão mais jovem da história do Sertões e que havia conquistado um terceiro lugar geral no Dakar em seu ano de estreia na competição, em 2023.
Do motocross às universidades, do Sertões ao topo do mundo
Seu início no esporte a motor, porém, não veio nas quatro rodas. Com apenas quatro anos, Lucas entrou no mundo do motocross com o incentivo do pai, Marcos Moraes, que também é piloto. Mas sua carreira nas motos foi encerrada precocemente por conta de uma lesão no quadril. Após uns anos afastado do esporte, dedicando-se à graduação em administração na FAAP e estudos na Singularity University, no Vale do Silício, Lucas gradualmente fez seu retorno ao mundo do esporte, desta vez no rally e nos carros.
Em poucos anos, Lucas construiu uma carreira de sucesso. Após a conquista dos dois primeiros títulos do Sertões, o brasileiro enfrentou um novo desafio, indo para o mais importante rally do mundo: o Dakar. Logo na estreia, um resultado melhor do que o esperado, com o terceiro lugar geral. Isto chamou a atenção da Toyota, que o contratou para o programa de rally-raid. A parceria rendeu frutos nestes dois anos, com o terceiro lugar no Mundial em 2024, o tricampeonato do Sertões, e, agora, o título do W2RC.
Mas o mundo do novo campeão mundial não ficou restrito ao off-road: herdeiro da quinta geração da família Ermírio de Moraes, dona do Grupo Votorantim, Lucas vem se destacando também no ramo dos negócios.
Das empresas da família à inovação, das finanças ao futebol
Com um interesse pelo mundo da IA (inteligência artificial), Moraes criou a startup Olivia, uma assistente virtual que buscava ajudar as pessoas com o planejamento financeiro, dando dicas e informações sobre descontos, ajudando o usuário na educação financeira. Em 2019, poucos anos após sua criação, a startup recebeu um aporte da XP, antes de um apoio do BV (banco do Grupo Votorantim).
A pandemia trouxe um aumento na demanda dos serviços, e Moraes e seu sócio, Cristiano Oliveira, decidiram vender a Olivia em 2021 para o Nubank, em um negócio estimado em mais de R$200 milhões.
Mais recentemente, Moraes se aventurou em mais duas oportunidades no mundo dos negócios: um investimento na holding Outfield, especializada no mundo dos esportes, envolvida na compra do time de futebol francês Le Mans, ao lado dos pilotos Felipe Massa, Kevin Magnussen e do empresário Georgios Frangulis. Já o outro foi a zMatch, empresa de assinatura de carros elétricos, empresa fundada por Sylvio de Barros, ex-piloto e fundador da Webmotors que faleceu em 2024.
BERNOLDI lembra CAUSOS com MAX, 'mala' ALONSO e CALADO HAMILTON, avalia BORTOLETO e + | RENAN GUERRA
Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.