Equipe brasileira conquista título sul-americano de rali na Argentina

Rodrigo Varela disputou na última semana a etapa final e garantiu o título no “território do Dakar”

Rodrigo Varela e Lourival Roldan

O Campeonato Sul-Americano de Rally Cross-Country encerrou no último final de semana uma etapa considerada duríssima. Disputada ao longo de toda a semana, a corrida aconteceu no que os argentinos passaram a chamar de “território do Dakar”, em uma referência à famosa prova internacional disputada naquele país durante uma década, entre 2009 e 2018.

Foi nesse contexto que a equipe Can-Am Monster Energy conquistou o título da categoria geral  entre os UTVs com o piloto Rodrigo Varela e também o vice-campeonato na categoria UTV Over PRO, com seu pai, Reinaldo Varela. Em terceiro ficou o argentino Nazareno Lopez, que venceu a etapa encerrada no fim de semana.

Ao todo foram cinco estágios (ou especiais) entre as cidades de San Fernando del Valle de Catamarca, Tinogasta e Fiambalá, com um desafiante trajeto de 1.495 quilômetros, considerado o melhor terreno para o off-road na Argentina. Formando dupla com o experiente navegador brasileiro Lourival Roldan durante a prova, Rodrigo Varela teve um início animador, e terminou as duas primeiras especiais em segundo lugar, muito próximo do tempo da dupla argentina Jeremías Ferioli e Gonzalo Rinaldi, que venceram aquele trecho e foram os vencedores do rally.

Um problema mecânico durante o terceiro estágio, entre Tinogasta e Fiambalá, minou as chances de vitória do brasileiro, que terminou o rally na sexta colocação geral entre os UTVs. Resultado que foi suficiente para garantir o título sul-americano de 2023. “Vínhamos num bom ritmo e conseguindo ficar próximos da dupla argentina. Mas infelizmente o carro quebrou no terceiro dia, e perdemos muito tempo consertando, diminuindo as chances de vitória. De qualquer forma, passamos a nos preocupar em conseguir o resultado necessário para conquistar o título, e no final, foi o que conseguimos”, comentou Rodrigo Varela.

“Agradeço a todo o apoio da equipe, não só durante essa semana, mas nas etapas anteriores. Foi um belo trabalho, que foi agraciado com o título. Agora, é se recuperar para os próximos desafios que estão por vir”, completou.

Por sua vez, Reinaldo Varela, que nesta prova contou com a navegação do também brasileiro Enio Bozzano, conseguiu superar as desafiantes e altas dunas argentinas, fechando a corrida na terceira colocação da classificação geral – resultado suficiente para também lhe garantir o título na UTV Over PRO. “Foi um rally com etapas muito difíceis e longas. É praticamente um mini-Dakar, com dunas muito altas e trechos cercados de rochas e obstáculos perigosos”, explicou o tricampeão mundial de rally.

“Apesar das dificuldades, conseguimos fazer um bom rally e conseguimos fechar com o vice-campeonato. Ver a equipe conseguir o top-3 no Sul Americano é gratificante. Obrigado a todos por tanto empenho durante estes dias de muito desafio pessoal e coletivo”, completou Reinaldo.

In this article
Rally
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lucas Moraes lidera briga no Campeonato Brasileiro de Rally Baja
Próximo artigo Lucas Moraes defende a liderança do Brasileiro de Baja no Rally de Inverno

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros